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dc.contributor.authorCressoni, Luciana Aleva
dc.date.accessioned2018-06-18T13:23:42Z
dc.date.available2018-06-18T13:23:42Z
dc.date.issued2015-12-17
dc.identifier.citationCRESSONI, Luciana Aleva. (Re)construindo sentidos: os discursos sobre a formação do professor de língua portuguesa no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10170.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10170
dc.description.abstractThis research aims to understand the dominant circulating senses and, therefore, appear as a true effect on being a Portuguese language teacher in Brazil. Understanding that the senses are linked to the work of ideology and language policies, which as part of the subjectivation forms (in an unconscious process) of teachers, try to hold individuals responsible for their profession to be (dis)articulator of failure of language teaching. The senses of Portuguese as a national language works to produce the effect of the difficulties of Portuguese and here we will present and analyze how these constructions were possible throughout the history of the schooling of our foreign national language. We understand that the issues related to language teaching are not linguistic issues, but political is that we present our work so that we understand that to say about the Portuguese teacher as a teacher who is always exposed to lack in the schooling processes is the condition of never be allowed to be a producer of his own linguistic knowledge. Teachers of Portuguese not authorized to produce their knowledge are discursively constituted by the lack, a kind of lack of capacity to produce this knowledge by the legal demand of only reproducing the strategies of education legitimized by the public policies on literacy and the teaching of the language understanding that this is a way of dismantling them, thus disarticulating the teaching of language in public schools.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPolíticas linguísticaspor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectLanguage policyeng
dc.title(Re)construindo sentidos: os discursos sobre a formação do professor de língua portuguesa no Brasilpor
dc.title.alternative(Re) constructing senses: the speeches on the training of the teacher of portuguese language in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abreu, Ana Silvia Couto de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7461517670259813por
dc.description.resumoEsta pesquisa visa compreender os sentidos que circulam dominantes e, por isso, aparecem como efeito de verdade sobre ser professor de língua portuguesa no Brasil. Entendendo que os sentidos estão ligados ao trabalho da ideologia e das políticas de língua, que como parte das formas de subjetivação (em um processo nada consciente) dos sujeitos professores, tentam responsabilizar os indivíduos por sua profissão ser vista como (des)articuladora do fracasso do ensino da língua. Os próprios sentidos do português como língua nacional trabalham produzindo o efeito das dificuldades do português e aqui (re)apresentaremos e analisaremos como essas construções foram possíveis ao longo da história da escolarização de nossa língua nacional estrangeira. Por compreendemos que as questões relacionadas ao ensino da língua não são questões linguísticas, mas políticas é que apresentamos nosso trabalho para que entendamos que dizer sobre o professor de português como um professor que está sempre exposto à falta nos processos de escolarização é a condição de nunca estar autorizado a ser um produtor do seu próprio conhecimento linguístico. Professores de português não autorizados a produzirem seus conhecimentos são constituídos discursivamente pela falta, uma espécie de falta de capacidade de produzir esses conhecimentos pela demanda jurídica de apenas reproduzirem as estratégias de ensino legitimadas pelas políticas públicas sobre a alfabetização e o ensino da língua compreendendo que essa é uma forma de desarticula-los, desarticulando, assim, o ensino da língua em escolas públicas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1632465112748859por


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