dc.contributor.author | Alves, Cristiane | |
dc.date.accessioned | 2018-06-18T20:06:41Z | |
dc.date.available | 2018-06-18T20:06:41Z | |
dc.date.issued | 2018-04-20 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Cristiane. Correspondência fazer-dizer em adultos: o controle pela audiência em um jogo virtual. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10190. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10190 | |
dc.description.abstract | Studying the relationship between what is done and what is said has occurred in several sciences, including Behavior Analysis. The present study employed do-say sequence and examined, experimentally, the effect of the audience on the phenomenon of correspondence in self-report in adults. The first stage of this thesis consisted in the elaboration, production and testing of a 3D virtual game with the function of an instrument for data collection. The next step was data collection and analysis. Ten male college students were submitted to the game. The experimental task consisted in collecting red and green objects in the game scenario and reporting "yes/no", if they collected the reds that were prohibited. Audiences were established through the characters of the game, one of which indicated only punishment, another only reinforcement and another signalized, in an ambiguous way, both punishment and reinforcement. After the game, the participants evaluated, through a questionnaire, the game and the characters, with the objective to check if they responded adequately to the programmed characterization for the audiences. The results indicated a higher frequency of distorted reports for the audiences that indicated punishment or ambiguity between punishment and reinforcement. This indicates that the audience had an effect on the accuracy of verbal reports of adults in a virtual environment. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Comportamento verbal | por |
dc.subject | Correspondência fazer-dizer | por |
dc.subject | Adultos | por |
dc.subject | Audiência | por |
dc.subject | Jogo virtual | por |
dc.subject | Verbal behavior | eng |
dc.subject | Do-say correspondence | eng |
dc.subject | Adults | eng |
dc.subject | Audience | eng |
dc.subject | Virtual game | eng |
dc.title | Correspondência fazer-dizer em adultos: o controle pela audiência em um jogo virtual | por |
dc.title.alternative | Correspondence do-say in adults: audience control in a virtual game | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Rose, Julio Cesar Coelho de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3386857761295187 | por |
dc.description.resumo | Estudar a relação entre o que se faz e o que se diz tem ocorrido em diversas ciências, incluindo a Análise do Comportamento. O presente estudo empregou a sequência fazer-dizer e examinou, experimentalmente, o efeito da audiência sobre o fenômeno da correspondência no autorrelato em participantes adultos. A primeira etapa dessa tese consistiu na elaboração, produção e testagem de um jogo virtual em 3D com função de instrumento para a coleta dos dados. A etapa seguinte foi a coleta e análise dos dados. Dez estudantes universitários do sexo masculino foram submetidos ao jogo. A tarefa experimental consistiu em coletar objetos vermelhos e verdes no cenário do jogo e relatar “sim/não”, se coletaram os vermelhos que eram proibidos. Foram estabelecidas audiências por meio dos personagens do jogo, sendo que um deles sinalizava apenas punição, outro apenas reforço e outro sinalizava, de forma ambígua, tanto punição quanto reforço. Após o jogo, os participantes avaliaram, por meio de um questionário, o jogo e os personagens, com o objetivo de checar se eles responderam adequadamente à caracterização programada para as audiências. Os resultados indicaram maior frequência de relatos distorcidos para as audiências que sinalizavam punição ou ambiguidade entre punição e reforço. Isto indica que a audiência teve efeito na acurácia dos relatos verbais de adultos em ambiente virtual. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | por |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2008/57705-8 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4469078180637818 | por |