Show simple item record

dc.contributor.authorUehara, Flavia Maria
dc.date.accessioned2018-06-21T20:09:25Z
dc.date.available2018-06-21T20:09:25Z
dc.date.issued2018-02-26
dc.identifier.citationUEHARA, Flavia Maria. Barreiras para a implementação de práticas docentes com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10200.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10200
dc.description.abstractIf we consider that Information and Communication Technology (ICT) can be an aiding tool in the teaching and learning process, it is important to investigate the existence of adequate and available resources, how much the teachers are prepared to use them and how they incorporate that into classroom planning. In order to understand these questions, this research quest to identify the barriers faced by teachers in the use of ICT in a public school during the development of activities with Learning Objects in computer labs with students from the first years of elementary school. The methodological approach used was the Case Study and the research was carried out a county school located in the countryside of the State of São Paulo. We used as data collection sources: the computer lab activities book records; observation diary with notes held in the computer lab; questionnaires applied to ten teachers; interviews with seven teachers; and observations during intervention activity proposed to the school's teachers. The results indicate that, in technical terms, teachers are prepared to use ICT in classroom with their students. However, in pedagogical, management, and structural terms there is still the need to invest in public policies and actions so that teachers can prepare lessons that can take advantage of all the potential of these resources. We also identified the shortage of Learning Objects appropriate to this educational stage and the requirement of investments in the production of this type of resource.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectBarreiraspor
dc.subjectObjetos de Aprendizagempor
dc.subjectLaboratório de Informáticapor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectInformation and Communication Technologyeng
dc.subjectBarrierseng
dc.subjectLearning Objectseng
dc.subjectComputer labeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.titleBarreiras para a implementação de práticas docentes com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Monteiro, Maria Iolanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4189205834370563por
dc.description.resumoSe considerarmos que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser uma ferramenta de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, torna-se importante investigar a existência de recursos adequados e disponíveis, quanto os professores estão preparados para utilizá-las e como incorporam seu uso no planejamento da aula. Com objetivo de compreender estas questões, esta pesquisa buscou identificar quais as barreiras enfrentadas por professores na utilização das TIC em uma escola pública durante o desenvolvimento de atividades com Objetos de Aprendizagem nos laboratórios de informática com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A abordagem metodológica utilizada foi o Estudo de Caso e a pesquisa foi realizada uma escola municipal localizada no interior do Estado de São Paulo. Utilizamos como fonte de coleta de dados: um livro de registros de atividades; um diário de observações de aulas realizadas no laboratório de informática; um questionário aplicado a dez professores; entrevistas realizadas com sete professores; e observações de um projeto de intervenção proposto aos docentes da escola. Os resultados indicam que, em termos técnicos, os professores estão preparados para utilizar as TIC em aulas com seus alunos. No entanto, em termos pedagógicos, de gestão, e estruturais há ainda a necessidade de se investir em ações e políticas públicas para que os professores possam preparar aulas capazes de aproveitar todas as potencialidades destes recursos. Identificamos também a falta de Objetos de Aprendizagem adequados a esta etapa educacional e a necessidade de investimentos na produção deste tipo de recurso.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2016/17113-0por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4500523324499631por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record