Mostrar el registro sencillo del ítem
O campo científico de Educação Infantil no Brasil (1981/2010)
dc.contributor.author | Moletta, Ana Keli | |
dc.date.accessioned | 2018-06-28T19:37:02Z | |
dc.date.available | 2018-06-28T19:37:02Z | |
dc.date.issued | 2018-04-27 | |
dc.identifier.citation | MOLETTA, Ana Keli. O campo científico de Educação Infantil no Brasil (1981/2010). 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10225. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10225 | |
dc.description.abstract | The objective of this study was to analyze the Work Group on Education of Children from 0 to 6 years (GT07, acronym in Portuguese), of the National Association for Graduate Studies and Research in Education (ANPEd, acronym in Portuguese), over a period of twenty-nine years (1981-2010), identifying its practice, conflicts, struggle for hegemony, and academic research in the scientific field of early childhood education in Brazil. The relationship structure dynamics between group subjects was analyzed through Academic Genealogy, an auxiliary science of History that studies the origin, evolution, and dissemination of interrelated groups. Our theoretical reference was based on the contributions of Pierre Bourdieu on the notion of academic field, political field and field of power, as well as on other authors who contribute to the understanding of the scientific space and its product, science (PRICE, 1976; VOSLENSKY, 1980; LATOUR, 1994). It was a qualitative research, characterized as documentary and bibliographical, involving the collection of a series of data, such as: official documents; newspaper clippings; ANPEd bulletins; ANPEd notebooks and annals; curricula that make up the Lattes Platform of the National Council for Scientific and Technological Development; journals; meetings, events and field-specific research networks; as well as works in the field of early childhood education. We argue that a dispute over the scientific monopoly in the field of early childhood education in Brazil ended up creating and extending hegemonic positions within this space, turning certain discourses into working mechanisms, and suppressing or neglecting opposing ways of thinking. Since early childhood education is still a field under construction in our country, the discussion and contribution of different types of knowledge is deemed indispensable to foster new debates, providing greater visibility and thus greater legitimacy to this field. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | ANPEd | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Genealogia acadêmica | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Academic genealogy | eng |
dc.title | O campo científico de Educação Infantil no Brasil (1981/2010) | por |
dc.title.alternative | The Scientific Field of Early Childhood Education in Brazil (1981/2010) | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Bittar, Marisa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3059723520472948 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve por objetivo analisar o Grupo de Trabalho Educação de Crianças de 0 a 6 anos (GT07), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), ao longo de vinte e nove anos (1981-2010), apontando suas práticas, conflitos, e lutas por hegemonia e produção acadêmica no campo científico de Educação Infantil no Brasil. A dinâmica da estrutura de relacionamentos entre os sujeitos desse grupo foi analisada por meio da genealogia acadêmica, ciência auxiliar da história que estuda a origem, evolução e disseminação de grupos inter-relacionados. O referencial teórico baseou-se nas contribuições de Pierre Bourdieu sobre a noção de campo acadêmico, campo político e de campo de poder, além de autores que contribuem para o entendimento a respeito do espaço científico e de seu produto, a ciência (PRICE, 1976; VOSLENSKY, 1980; LATOUR, 1994). A pesquisa foi de natureza qualitativa, caracterizando-se por ser documental e bibliográfica, envolvendo a coleta de uma série de dados, tais como: documentos oficiais; recortes de jornais; boletins ANPEd; cadernos e anais da ANPEd; currículos que compõem a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; periódicos; reuniões, eventos e redes de pesquisa específica do campo; além de produções do e sobre o campo de Educação Infantil. Argumenta-se que a disputa pelo monopólio científico no campo de Educação Infantil no Brasil acabou por construir e prolongar posições hegemônicas no interior desse espaço, tornando certos discursos mecanismos atuantes, suprimindo ou desprezando formas opostas de pensamento. Sendo a Educação Infantil em nosso país um campo ainda em processo de construção, julgamos indispensável a discussão e a contribuição de diferentes saberes objetivando fomentar novos embates, garantindo a esse espaço maior visibilidade e, com isso, legitimidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3113005770690752 | por |