Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Fernanda Vieira da Silva
dc.date.accessioned2018-07-03T13:50:38Z
dc.date.available2018-07-03T13:50:38Z
dc.date.issued2018-04-30
dc.identifier.citationSANTOS, Fernanda Vieira da Silva. Diversidade e descolonização do currículo do ensino superior: diálogos Brasil e Estados Unidos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10246.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10246
dc.description.abstractThis paper is a result of a research entitled "Knowledge, research and innovation in teacher education for ethnic-racial development in higher education: questionings and contributions of the ethnic-racial and cultural matrices of African and Afro-descendant knowledge", from the Center for Studies Afro-Brazilians (NEAB) of the Federal University of São Carlos (UFSCar), in which this project is the result of the Academic Development Program Abdias Nascimento, for the grant of the Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES). Thus, the study is divided into three sections: First, a Abdias Nascimento’s biography, second a review literature from data bases: Institute of Educational Sciences (ERIC) and Electronic Scientific Library (SCIELO), and the history of Higher Education in Brazil and United States ; Finishing with reflexions about higher education and race relations. There are also the Appendices on the implementation of the Academic Development Program Abdias Nascimento, with a perspective on the dissemination of race relations during this internship. Throughout the paper it was presented historical syntheses on the challenges of the black population to get access to Higher Educationeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectDescolonizaçãopor
dc.subjectCurrículo e diversidadepor
dc.subjectTeacher trainningeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectDecolonizationeng
dc.subjectCurriculum and diversityeng
dc.titleDiversidade e descolonização do currículo do ensino superior: diálogos Brasil e Estados Unidospor
dc.title.alternativeDiversity and decolonization of higher education curriculum: dialogues Brazil and the United Stateseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Tatiane Cosentino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8361431964064731por
dc.description.resumoO presente trabalho compõe a pesquisa intitulada “Conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes”, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do qual participo. Esse projeto é fruto do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, pelo fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sendo assim, o estudo está dividido em três seções: Um histórico sobre a trajetória de vida de Abdias do Nascimento, uma revisão bibliográfica em dois bancos de dados virtuais: Institute of Education Sciences (ERIC) e Scientific Eletronic Library (SCIELO), buscando apresentar o contraste da produção acadêmica entre Brasil e Estados Unidos e o histórico do Ensino Superior no Brasil e Estados Unidos, procurando apresentar alguns aspectos sobre as relações da população negra ao acesso à educação de nível superior. Finalizando com as Considerações Finais sobre esse estudo e suas reflexões. Há também nos Apêndices, os diários sobre as experiências do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, na perspectiva de observação quanto às relações raciais envolvidas durante essa mobilidade. Buscou-se ao longo deste trabalho apresentar sínteses históricas acerca dos desafios da população negra ao acesso ao Ensino Superior.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88887.131454/2016-00por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2007812280080118por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record