Mostrar el registro sencillo del ítem
Luz, câmera, ciência: uma análise crítica da representação da ciência em filmes de ficção científica
dc.contributor.author | Mattos, Celso Luiz | |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T14:04:15Z | |
dc.date.available | 2018-09-27T14:04:15Z | |
dc.date.issued | 2018-07-30 | |
dc.identifier.citation | MATTOS, Celso Luiz. Luz, câmera, ciência: uma análise crítica da representação da ciência em filmes de ficção científica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10517. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10517 | |
dc.description.abstract | This work brings the analysis of the science representation of a group of cinematographic works of the genre of science fiction. Cinema, as a cultural manifestation, conveys values and visions of the world. It is possible to imagine situations, objects, beings and diverse worlds. But in every story there is the human being interacting in the universe of the film, and this interaction has much to say. Looking at Science and the scientific activity contained in a given film makes it possible to perceive how it is being represented and what values and worldviews associated with it, in evidencing it is possible to reflect and question it. Thus, a literature review was carried out on the importance and potential of cinema in education and science fiction for science teaching. With this study it was possible to propose analyzes of four works, Gravity (2013), Operation Big Hero (2014), Ex_Machina (2015) and Lost on Mars (2015). We used the analysis tool proposed by Piassi (2007) that allowed us to identify in the works the counterfactual elements and thematic poles in relation to science perceptible in the literary genre of science fiction. When analyzing the films, it was possible to note that the identification of counterfactual elements evidences scientific phenomena and concepts, while the identification of thematic poles makes it possible to establish relations between Science, Technology and Society. In addition, the analysis instrument used has the potential to be used as a methodology in science teaching for the analysis of science fiction films. The analyzes were made in order to discuss elements that could contribute with the planning of didactic activities for the teaching of sciences that counts on cinematographic works and with a critical vision on the scientific activity. Intending to this end, a science teaching that offers new meanings about science and technology in its relations with the social, political, economic and cultural context. This study is relevant for discussing ways of analyzing science fiction films with the aim of developing a critical view of science. This study can help broaden the eyes on the nature of science and the process of scientific research for both teachers and science education. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Cinema educação | por |
dc.subject | Ficção científica | por |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Cinema education | eng |
dc.subject | Science fiction | eng |
dc.title | Luz, câmera, ciência: uma análise crítica da representação da ciência em filmes de ficção científica | por |
dc.title.alternative | Light, camera, science: a critical analysis of the representation of science in science fiction movies | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Pierson, Alice Helena Campos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3749421379531019 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho traz a análise da representação de ciência de um grupo de obras cinematográficas do gênero de ficção científica. O cinema, enquanto manifestação cultural, veicula valores e visões de mundo. Nele é possível imaginar situações, objetos, seres e mundos diversos. Mas em todas as histórias existe o ser humano interagindo no universo do filme, e essa interação retratada tem muito a dizer. Olhar para a Ciência e a atividade científica contida em um determinado filme possibilita perceber como ela está sendo representada e quais valores e visões de mundo associadas a ela, ao evidenciá-la é possível refleti-la e questioná-la. Assim, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a importância e as potencialidades do cinema na educação e da ficção científica para o ensino de ciências. Com esse estudo foi possível propor análises de quatro obras, Gravidade (2013), Operação Big Hero (2014), Ex_Machina (2015) e Perdido em Marte (2015). Foi utilizado o instrumento de análise proposto por Piassi (2007) que nos permitiu identificar nas obras os elementos contrafactuais e polos temáticos em relação à ciência perceptíveis no gênero literário de ficção científica. Ao realizar as análise dos filmes foi possível notar que a identificação dos elementos contrafactuais evidencia fenômenos e conceitos científicos, enquanto que a identificação dos polos temáticos possibilita estabelecer relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Além, o instrumento de análise usado possui potencial para ser usado como metodologia no ensino de ciências para a análise de filmes de ficção científica. As análises foram feitas visando discutir elementos que possam contribuir com o planejamento de atividades didáticas para o ensino de ciências que conte com obras cinematográficas e com uma visão crítica sobre a atividade científica. Pretendendo assim, um ensino de ciências que ofereça novos significados sobre a ciência e tecnologia nas suas relações com o contexto social, político, econômico e cultural. Este estudo é relevante por discutir meios de analisar filmes de ficção científica com o objetivo desenvolver uma visão crítica em relação à ciência. Este estudo pode ajudar a ampliar os olhares sobre a natureza da ciência e o processo de investigação científica, tanto para os professores quanto para o ensino de ciências. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1712961992559004 | por |