Show simple item record

dc.creatorSilva, Adriana
dc.date.accessioned2018-11-26T10:57:06Z
dc.date.available2018-11-26T10:57:06Z
dc.date.issued2011-11-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10704
dc.description.abstractFolha de S.Paulo and O Estado de S.Paulo newspapers were sources of a study about the presence of slogans in educational speeches. This research asserts that communication by slogans damages the understanding of the message that is intended to be conveyed because once it´s effective, slogans cease the debate and damage the reflection about the theme that is being discussed. It can be concluded that the slogan “Education to everyone gave place to “Education with quality”, but it also alerts that the sense of quality presented itself as related to the idea that education is meant to make people able to find jobs. As the newspapers alert, once they are businesses, they are ideologically related to the market and when they choose to announce a specific piece of news, they automatically obscure another that, by being kept in silence, also symbolizes, in this research, the silence of education that combats reifying.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectSloganpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectSloganeng
dc.titleOs efeitos dos slogans nos discursos da educação e o silêncio que significa: leitura dos editoriais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Zuin, Antônio Álvaro Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5543562307373287por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8873260201611557por
dc.description.resumoOs jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo serviram de fontes para um estudo sobre a presença do slogan nos discursos da educação. Este trabalho afirma que a comunicação por slogan prejudica o entendimento da mensagem que se pretende difundir pois quando eficiente, o slogan cessa o debate e prejudica a reflexão sobre o tema que comunica. Constata que o slogan “Educação para todos” deu lugar para o slogan “Educação com qualidade”, mas alerta que o sentido de qualidade mostrou-se vinculado ao discurso da empregabilidade. Assim como alerta que os jornais, como empresas que são, se relacionam com o mercado ideologicamente e quando escolhem noticiar uma informação, automaticamente deixam de noticiar outra e o que não foi noticiado, ao se fazer silêncio, também significa, no caso desta pesquisa, significa o silêncio da educação que combate a reificação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record