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dc.contributor.authorSilva, Luiza de Medeiros
dc.date.accessioned2019-01-08T12:03:41Z
dc.date.available2019-01-08T12:03:41Z
dc.date.issued2018-10-10
dc.identifier.citationSILVA, Luiza de Medeiros. Assédio sexual contra mulheres em transporte público: das usuárias à empresa. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10822.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10822
dc.description.abstractMuch has been said about sexual harassment, mainly by the media and more coverage has been given recently to harassment in public spaces. This is a problem that affects the health and safety domains, as sexual violence has harmful consequences to victims. The objectives of the present theses was to review the literature on sexual harassment in public spaces, and as a consequence to analyze the approach researchers around the world give to the topic, and subsequently to conduct a survey with female users of public transportation in the city of São Paulo regarding sexual harassment in transportation identifying how they consider their own safety and compare their position with data resulting from an interview with an employee of the company responsible for the Sao Paulo subway system. The literature review identified 9 empirical studies, mainly in Asia on the incidence of sexual harassment in public spaces, and zero studies form Brazil on the subject, especially sexual harassment in public transport. Thus, the empirical study from this thesis is a pioneer one in the area in such country. The survey results carried out with users of the public transport in São Paulo showed that 43.8% of the women said they knew how to proceed if they suffered or witnessed episodes of sexual harassment in transportation. High rates appeared when asked if they had already witnessed sexual harassment of women on public transport (65.5%) and if they had suffered harassment (75.6%). The scientific community needs to enhance empirical research on the subject, especially in Brazil, so that there is more discussion about the vulnerability of women when they occupy public spaces and about the lack of punishment when crimes like these occur.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAssédio sexualpor
dc.subjectTransporte públicopor
dc.subjectEspaços públicospor
dc.subjectViolência sexualpor
dc.subjectSexual harassmentpor
dc.subjectPublic transportpor
dc.subjectPublic spacespor
dc.subjectSexual violencepor
dc.titleAssédio sexual contra mulheres em transporte público: das usuárias à empresapor
dc.title.alternativeSexual harassment against women in public transport: from the passengers to the companyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6962646759651464por
dc.description.resumoMuito tem se falado sobre assédio sexual, principalmente por parte da mídia e cada vez mais o assunto abrange os espaços públicos. É um problema que afeta os âmbitos de segurança e de saúde, pois a violência sexual acarreta consequências danosas às vítimas. Os objetivos deste trabalho foram realizar uma revisão na literatura sobre assédio sexual em espaços públicos, a fim de analisar o enfoque que pesquisadores ao redor do mundo dão ao tema e em consequência realizar uma pesquisa com usuárias de transporte público da cidade de São Paulo sobre situações de assédio sexual no transporte, identificando qual o posicionamento dessas mulheres sobre sua própria segurança e comparando tal posicionamento com dados fornecidos por entrevista com um funcionário da empresa responsável pelo metrô da cidade. A revisão da literatura identificou 9 pesquisas empíricas, principalmente na Ásia, sobre incidência de assédio sexual em espaços públicos, porém no Brasil não se detectou estudos publicados a respeito do tema, em especial sobre assédio sexual em transportes públicos. Assim o estudo empírico dessa dissertação configura-se como pioneiro em tal área, no Brasil. Os resultados da pesquisa realizada com as usuárias do transporte público de São Paulo mostraram que 43,8% das passageiras sabem como proceder caso sofram ou presenciem episódios de assédio sexual nos transportes. Altos índices apareceram quando foram questionadas se já haviam presenciado assédio sexual em transporte público (65,5%) e se haviam sofrido assédio (75,6%). A comunidade científica ainda precisa aprofundar tal tema, realizando mais pesquisas empíricas, especialmente no Brasil, para que haja maiores discussões a respeito da vulnerabilidade da mulher ao ocupar o espaço público e da falta de punição quando crimes como esses acontecem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2120104338360564por


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