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dc.contributor.authorBercho, Carolina Fuzaro
dc.date.accessioned2019-01-30T12:37:41Z
dc.date.available2019-01-30T12:37:41Z
dc.date.issued2017-11-01
dc.identifier.citationBERCHO, Carolina Fuzaro. A educação militar aeronáutica brasileira: um estudo sobre a origem da formação de oficiais aviadores para a FAB (1941-1950). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10883.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10883
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyze the formation of the Officers for the Military Aviation area from the beginning of the Ministry of Aeronautics’ creation, from 1941 to 1960 at the Aeronautics School, located in Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro. We start from the assumption that from the 1940s onwards, the developmental initiative of Getúlio Vargas's government caused the union of the Aviation Forces in Brazil from the Creation of the Ministry of Aeronautics, and, consequently, the formation necessity of military officers for The "newcomer" Brazilian Air Force. In this context, we raise the following research question: How did the initial military education of these officers occur during and after World War II? There were prerogatives for the formation of "air warriors" through which methodological perspectives? Through the analysis of the state of the art on military education, the history of the School of Aeronautics and the collection and analysis of primary sources of research, such as the student curriculum analysis sheets and the Esquadrilha Review (elaborated by the student officers themselves). Between the years of 1941 and 1960, we will observe the educational profile and the cultural scene of the official student, its uses and customs and the routine in the form of boarding school necessary for its formation. The research contributes to the History of Education, in military format, since the object of the research involves the profile of Aeronautical Military Teaching, in a training school for Officers responsible for the air defense of the country. To speak in Military Education is to speak of methods, norms, traditions and historical legacies that refer to the beginning of education in Brazil, since the traditional educational model in the training school remains the same until the present day. Primary sources located at the University of the Air Force's Teaching Memory Center in the archives of the Air Force Academy's teaching division, legislations and interviews will serve as a database for the composition of this research.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectFormação da identidade militarpor
dc.subjectHistória das instituições militarespor
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectAeronautical military identityeng
dc.subjectHistory of school institutionseng
dc.titleA educação militar aeronáutica brasileira: um estudo sobre a origem da formação de oficiais aviadores para a FAB (1941-1950)por
dc.title.alternativeBrazilian aeronautical military education: a study on the origin of official training aviators for the FAB (1941-1950)eng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ferreira Junior, Amarilio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0748545841167046por
dc.contributor.advisor-co1Godoy, Tânia Regina Pires
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5950885336061489por
dc.description.resumoPartimos do pressuposto de que a partir da década de 1940, a iniciativa desenvolvimentista do governo de Getúlio Vargas ocasionou a união das Forças de Aviação no Brasil a partir da Criação do Ministério da Aeronáutica, e, consequentemente, surgiu a necessidade da formação de oficiais militares para a Força Aérea Brasileira. Neste contexto, levantamos a seguinte questão de pesquisa: a projeção da participação de pilotos combatentes brasileiros em conjunto aos aliados durante a 2ª Guerra Mundial moldou a formação dos oficiais aviadores na Escola de Aeronáutica? Mediante a investigação e análise do perfil históricocultural da educação militar aeronáutica, procurou-se verificar enquanto objetivos: 1. Caracterizar o cenário em que a aviação militar estava inserida e suas influências doutrinárias para a instrução. 2. Conhecer o cenário histórico vivido no Brasil da década de 1940. 3. Caracterizar a profissão militar enquanto seu desenvolvimento de formação para o trabalho. 4. Conhecer as bases reguladoras da educação para a formação de aviadores durante a origem da constituição da Escola de Aeronáutica, identificando características intrínsecas à formação militar do ethos do oficial aviador. Como resultados, observou-se que o desenvolvimento da doutrina brasileira de ensino militar estruturou-se a partir do conhecimento adquirido com a experiência estrangeira: vinte anos de duração de Missão Militar Francesa de Instrução que moldaram os primeiros traços da identidade da aviação brasileira nas escolas de formação de pilotos militares. O cenário político-social cuja origem da EAer estava imersa, possibilitou que a identidade deste profissional fosse engendrada em meio a um ambiente de emprego do avião para a guerra aérea durante a segunda Guerra Mundial, construindo um profissional que tivesse capacidades legitimadas pelo Estado para o uso da violência. Da intelectualidade que fomentou o ensino militar para os oficiais formados na EAer, priorizou-se a rotatividade de profissionais para a manutenção e continuidade da própria instituição. Percebeu-se que a formação do cadete aviador seguiu a tendência estratégica influenciada pelo aumento do aparelhamento aéreo da Aeronáutica recém criada, patrocinado pelos Estados Unidos e estimulado pela participação do Brasil como aliado durante a 2ª GM. Esses fatores fundamentaram a escolha pelo perfil do piloto militar apto para as missões de combate, ou seja, para a arte da guerra. Os recursos utilizados pelas instruções de forma a adequar o nivelamento da aprendizagem mediante os objetivos impostos à cada disciplina até a instrução prática de voo, integrou a teoria em complemento à prática. Finalmente, a visão dos cadetes inseridos na Escola da Aeronáutica foi retratada pelos olhos da Revista Esquadrilha. A análise das edições das décadas de 1940 ressaltou aspectos da cultura de ensino aeronáutico expostos pelos próprios cadetes em cada edição. Fontes primárias foram escolhidas para compor o processo de levantamento das histórias, memórias, fotos, estruturas organizacionais, instruções e grades curriculares, todos engendrados pelo aspecto cultural do processo de formação dos oficiais durante a criação da EAer. A pesquisa contribuiu para a História da Educação, especificamente militar, pois o objeto da pesquisa envolve o perfil de Ensino Militar Aeronáutico, em uma escola de formação de Oficiais responsáveis pela defesa aérea do país.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2796440118637554por


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