dc.contributor.author | Bercho, Carolina Fuzaro | |
dc.date.accessioned | 2019-01-30T12:37:41Z | |
dc.date.available | 2019-01-30T12:37:41Z | |
dc.date.issued | 2017-11-01 | |
dc.identifier.citation | BERCHO, Carolina Fuzaro. A educação militar aeronáutica brasileira: um estudo sobre a origem da formação de oficiais aviadores para a FAB (1941-1950). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10883. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10883 | |
dc.description.abstract | The aim of this research is to analyze the formation of the Officers for the Military Aviation
area from the beginning of the Ministry of Aeronautics’ creation, from 1941 to 1960 at the
Aeronautics School, located in Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro. We start from the
assumption that from the 1940s onwards, the developmental initiative of Getúlio Vargas's
government caused the union of the Aviation Forces in Brazil from the Creation of the
Ministry of Aeronautics, and, consequently, the formation necessity of military officers for
The "newcomer" Brazilian Air Force. In this context, we raise the following research
question: How did the initial military education of these officers occur during and after World
War II? There were prerogatives for the formation of "air warriors" through which
methodological perspectives? Through the analysis of the state of the art on military
education, the history of the School of Aeronautics and the collection and analysis of primary
sources of research, such as the student curriculum analysis sheets and the Esquadrilha
Review (elaborated by the student officers themselves). Between the years of 1941 and 1960,
we will observe the educational profile and the cultural scene of the official student, its uses
and customs and the routine in the form of boarding school necessary for its formation. The
research contributes to the History of Education, in military format, since the object of the
research involves the profile of Aeronautical Military Teaching, in a training school for
Officers responsible for the air defense of the country. To speak in Military Education is to
speak of methods, norms, traditions and historical legacies that refer to the beginning of
education in Brazil, since the traditional educational model in the training school remains the
same until the present day. Primary sources located at the University of the Air Force's
Teaching Memory Center in the archives of the Air Force Academy's teaching division,
legislations and interviews will serve as a database for the composition of this research. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | História da educação | por |
dc.subject | Formação da identidade militar | por |
dc.subject | História das instituições militares | por |
dc.subject | History of education | eng |
dc.subject | Aeronautical military identity | eng |
dc.subject | History of school institutions | eng |
dc.title | A educação militar aeronáutica brasileira: um estudo sobre a origem da formação de oficiais aviadores para a FAB (1941-1950) | por |
dc.title.alternative | Brazilian aeronautical military education: a study on the origin of official training aviators for the FAB (1941-1950) | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira Junior, Amarilio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0748545841167046 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Godoy, Tânia Regina Pires | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5950885336061489 | por |
dc.description.resumo | Partimos do pressuposto de que a partir da década de 1940, a iniciativa desenvolvimentista do
governo de Getúlio Vargas ocasionou a união das Forças de Aviação no Brasil a partir da
Criação do Ministério da Aeronáutica, e, consequentemente, surgiu a necessidade da
formação de oficiais militares para a Força Aérea Brasileira. Neste contexto, levantamos a
seguinte questão de pesquisa: a projeção da participação de pilotos combatentes brasileiros
em conjunto aos aliados durante a 2ª Guerra Mundial moldou a formação dos oficiais
aviadores na Escola de Aeronáutica? Mediante a investigação e análise do perfil históricocultural
da educação militar aeronáutica, procurou-se verificar enquanto objetivos: 1.
Caracterizar o cenário em que a aviação militar estava inserida e suas influências doutrinárias
para a instrução. 2. Conhecer o cenário histórico vivido no Brasil da década de 1940. 3.
Caracterizar a profissão militar enquanto seu desenvolvimento de formação para o trabalho. 4.
Conhecer as bases reguladoras da educação para a formação de aviadores durante a origem da
constituição da Escola de Aeronáutica, identificando características intrínsecas à formação
militar do ethos do oficial aviador. Como resultados, observou-se que o desenvolvimento da
doutrina brasileira de ensino militar estruturou-se a partir do conhecimento adquirido com a
experiência estrangeira: vinte anos de duração de Missão Militar Francesa de Instrução que
moldaram os primeiros traços da identidade da aviação brasileira nas escolas de formação de
pilotos militares. O cenário político-social cuja origem da EAer estava imersa, possibilitou
que a identidade deste profissional fosse engendrada em meio a um ambiente de emprego do
avião para a guerra aérea durante a segunda Guerra Mundial, construindo um profissional que
tivesse capacidades legitimadas pelo Estado para o uso da violência. Da intelectualidade que
fomentou o ensino militar para os oficiais formados na EAer, priorizou-se a rotatividade de
profissionais para a manutenção e continuidade da própria instituição. Percebeu-se que a
formação do cadete aviador seguiu a tendência estratégica influenciada pelo aumento do
aparelhamento aéreo da Aeronáutica recém criada, patrocinado pelos Estados Unidos e
estimulado pela participação do Brasil como aliado durante a 2ª GM. Esses fatores
fundamentaram a escolha pelo perfil do piloto militar apto para as missões de combate, ou
seja, para a arte da guerra. Os recursos utilizados pelas instruções de forma a adequar o
nivelamento da aprendizagem mediante os objetivos impostos à cada disciplina até a instrução
prática de voo, integrou a teoria em complemento à prática. Finalmente, a visão dos cadetes
inseridos na Escola da Aeronáutica foi retratada pelos olhos da Revista Esquadrilha. A análise
das edições das décadas de 1940 ressaltou aspectos da cultura de ensino aeronáutico expostos
pelos próprios cadetes em cada edição. Fontes primárias foram escolhidas para compor o
processo de levantamento das histórias, memórias, fotos, estruturas organizacionais,
instruções e grades curriculares, todos engendrados pelo aspecto cultural do processo de
formação dos oficiais durante a criação da EAer. A pesquisa contribuiu para a História da
Educação, especificamente militar, pois o objeto da pesquisa envolve o perfil de Ensino
Militar Aeronáutico, em uma escola de formação de Oficiais responsáveis pela defesa aérea
do país. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2796440118637554 | por |