Show simple item record

dc.contributor.authorMatheus, Yasmim Lotti Silva
dc.date.accessioned2019-02-19T13:32:18Z
dc.date.available2019-02-19T13:32:18Z
dc.date.issued2019-02-05
dc.identifier.citationMATHEUS, Yasmim Lotti Silva. Concepções sobre situações de violências: estudantes do ensino fundamental anos finais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10993.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10993
dc.description.abstractViolence is not limited only to the physical aspects; it is also manifested through signs, prejudices, metaphors, etc., by anything that can be interpreted as warning of threat. Knowing this, and the different conceptions about situations of violence, this study had a general goal to analyze the conceptions of elementary school students - 8th and 9th year on situations of violence in the society, at school and in interpersonal relationships. Besides the theoretical contribution and definition of the different types of violence, it was also necessary to carry out an empirical investigation. The empirical research had two stages of approximation: the first corresponded to the contact with the participating school, the elaboration (together with the researchers of Federal University of São Carlos) and the elective course, lasting one semester. The students of the researched school were able to talk about violence issues and produce audiovisual materials (such as videos and photographs). In the second moment, there were three meetings, in the form of focus groups, with six participants to discuss issues of violence in society, school and interpersonal relationships, we used as a trigger element of the meetings three videos produced at the previous moment of the research. Through the review of the students' speeches, we identify their conceptions of violence in three categories: The world around the young students: how violence is perceived; Family and society: situations of violence; and, finally, how the students face situations of school violence. By listening and discussing to their voices and audiovisual productions it was possible to understand how they construct their conceptions and ideas living in a society that has several types of violence. We believe that when the educator has the knowledge of such perceptions, it can help in the school trajectory for the students, having good consequences as students with better social interactions and better school achievements.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectViolênciaspor
dc.subjectEnsino fundamental anos finaispor
dc.subjectConcepções de estudantespor
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectBrazilian elementary schooleng
dc.subjectStudents' Perceptions of violenceseng
dc.titleConcepções sobre situações de violências: estudantes do ensino fundamental anos finaispor
dc.title.alternativeConceptions about situations of violence: Brazilian elementary school studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Luiz, Maria Cecília
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425361719028650por
dc.description.resumoA violência não se reduz apenas ao plano físico, ela se manifesta também por signos, preconceitos, metáforas etc., isto é, por qualquer coisa que possa ser interpretada como aviso de ameaça. Sabendo disso, e das diferentes concepções sobre situações de violências, este estudo teve como objetivo geral analisar as concepções de estudantes do Ensino Fundamental – 8° e 9° ano sobre situações de violências na sociedade, na escola e nas relações interpessoais. Além do aporte teórico e definição dos diferentes tipos de violências, também, fez-se necessário realizar uma investigação empírica. A pesquisa de campo teve duas etapas de aproximação: a primeira correspondeu ao contato com a escola participante, a elaboração (em conjunto com os pesquisadores da UFSCar) e o acontecimento da disciplina eletiva, com duração de um semestre letivo. Os estudantes da escola pesquisada puderam conversar sobre as questões das violências e produzir materiais audiovisuais. No segundo momento, aconteceram três encontros, em forma de grupos focais, com seis participantes para discutir questões sobre as violências na sociedade, na escola e nas relações interpessoais, utilizamos como elemento disparador dos encontros três vídeos produzidos no momento anterior da pesquisa. Por meio das análises das falas dos estudantes identificamos suas concepções de violências em três categorias: O mundo ao redor dos jovens: como as violências são percebidas; Família e sociedade: situações de violências; e, por fim, As formas dos estudantes enfrentarem as situações de violência escolar. Ao visualizarmos e ouvirmos suas vozes e produções audiovisuais foi possível compreender como constroem suas concepções e ideias vivendo em uma sociedade que possui vários tipos de violências. Acreditamos que quando o educador tem o conhecimento de tais percepções e constatações, ele pode auxiliar no processo de escolarização de estudantes, tendo boas consequências como discentes com melhores interações sociais e aprendizagens escolares.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9831378083757483por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record