Show simple item record

dc.contributor.authorPaulino, Alessandro Garcia
dc.date.accessioned2019-03-27T19:27:04Z
dc.date.available2019-03-27T19:27:04Z
dc.date.issued2019-02-28
dc.identifier.citationPAULINO, Alessandro Garcia. A visibilidade lésbica nas pedagogias do cinema. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11146.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11146
dc.description.abstractThe present study focuses on the themes of gender and sexualities in the cinema, with the aim of analyzing the Brazilian cinematographic productions that approach in their narrative the lesbianities. The investigative paths conducted on this study led to a survey of films consulted on public domain repositories, and also the theoretical and technical works of the studies on the cinema were used to think how image pedagogies produce discourses on lesbianity. Nine (9) films from 2000 to 2016 were cataloged. These nine films selected went through the following new inclusion criteria: films that have lesbian narratives without some form of heterosexual amorous trios, or some type of male fetishization between the affective moments lived by the characters of the films, and films that present a lesbian protagonism or antagonism as part of the watched films. Through this process, the following two films were selected in the final stage of the research: Flores Raras (2013) and Como Esquecer (2010). The main hypothesis raised would be the invisibility and silencing of the lesbian character in Brazilian cinema because of the scarce production in the area. Finally, we obtained through analyzes of Flores Raras (2013) and Como Esquecer (2010) considerations about the perspective of visibility, in which the Brazilian cinema has established on the lesbianities a formula that conveys an exacerbated suffering of the characters as if the processes of resistance were extremely diffuse and complex mechanisms in the relations.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDiferençaspor
dc.subjectLesbianidadespor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadespor
dc.subjectPedagogias do cinemapor
dc.subjectDifferenceseng
dc.subjectLesbianitieseng
dc.subjectSexualitieseng
dc.subjectPedagogies of cinemaeng
dc.titleA visibilidade lésbica nas pedagogias do cinemapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Dinis, Nilson Fernandes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9901790534758296por
dc.description.resumoEste trabalho centra-se nas temáticas de gênero e sexualidade no cinema, no intuito de realizar uma analítica das produções cinematográficas brasileiras que abordem em sua narrativa as lesbianidades. Os caminhos investigativos que conduziram esse estudo levaram a um levantamento dos filmes, consultados em bases de domínio público, e recorreu-se também aos trabalhos teóricos e técnicos dos estudos sobre o cinema para pensar como as pedagogias da imagem produzem discursos sobre a lesbianidade. Foram catalogados 9 (nove) filmes com período temporal de 2000 a 2016. Os nove filmes selecionados passaram por novos critérios de recorte: o primeiro deles foi o de que, dentre os filmes selecionados, houvesse a presença de narrativas lésbicas sem que essas relações apresentassem, de alguma forma, trios amorosos heterossexuais, ou algum tipo de fetichização masculina nos momentos afetivos vividos pelas personagens das películas; o segundo se refere necessariamente à presença de um protagonismo ou antagonismo lésbico frente aos filmes assistidos. Mediante esse processo foram selecionados, na etapa final da pesquisa, dois filmes, sendo eles Flores Raras (2013), e Como esquecer (2010). A principal hipótese levantada seria a de invisibilização e silenciamento da personagem lésbica no cinema brasileiro visto a escassa produção na área. Por fim, elaboramos, por meio das análises de Flores Raras (2013) e Como esquecer (2010), considerações sobre a perspectiva da visibilidade, na qual o cinema brasileiro tem instaurado sobre as lesbianidades uma fórmula que preconiza um sofrimento exacerbado das personagens como se os processos de resistência fossem mecanismos extremamente difusos e complexos nas relações.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7769900615782429por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record