dc.contributor.author | Bet, David Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-04-11T13:52:42Z | |
dc.date.available | 2019-04-11T13:52:42Z | |
dc.date.issued | 2019-02-12 | |
dc.identifier.citation | BET, David Silva. Professor (a) youtuber?: as resenhas literárias audiovisuais e a revitalização do esquematismo da indústria cultural na cibercultura. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11211. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11211 | |
dc.description.abstract | In times of the Internet, social media has opened up space for new forms of production and access to knowledge, to the point where the search for audiovisual literary reviews has become a shortcut to formation through synthesis, summaries and short introductions. From the update of some critical categories of Max Horkheimer and Theodor W. Adorno, the present study aims to investigate aspects of the content and form of an audiovisual literary review in the context of the Cultural Industry of Cyberculture, available on YouTube about the book “Animal Farm” written by George Orwell. The objective was derived the following guiding question for empirical social research: in what sense is it possible to affirm that the audiovisual review of an intellectual content is committed to the process of cultural industry schematism? Through Adorno’s content analysis methodology, the examination focused on the presence of manifest and implied clichés in the reviews and in the comments of users that tend to hypostasize a certain way of conceiving the world – divided between “us” and “them”, the sentences harbor the authoritarian “it’s like this” and “the other” (outsider), respectively under the expressions “easy reading text” and “socialist of rare lucidity”. As paralyzers of any discussion, stereotyped words pasteurize the critical content immanent to intellectual production. Consumed as a kind of didactic material, the audiovisual literary review produced by the youtuber does not seem to have presented a strict commitment to the theme, since there was no clarification and no confrontation to mistaken comments from users and to conceptual misunderstandings about the work and life of Orwell. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso restrito | por |
dc.subject | Esquematismo da indústria cultural | por |
dc.subject | Teoria crítica | por |
dc.subject | Resenhas literárias audiovisuais | por |
dc.subject | A Revolução dos Bichos | por |
dc.subject | Cultural industry schematism | eng |
dc.subject | Critical theory | eng |
dc.subject | Audiovisual literary reviews | eng |
dc.subject | YouTuber | eng |
dc.subject | Animal farm | eng |
dc.subject | Esquematismo de la industria cultural | spa |
dc.subject | Reseñas literarias audiovisuales | spa |
dc.subject | Rebelión En La Granja | spa |
dc.title | Professor (a) youtuber?: as resenhas literárias audiovisuais e a revitalização do esquematismo da indústria cultural na cibercultura | por |
dc.title.alternative | Teacher youtuber?: the audiovisual literary reviews and the revitalization of cultural industry schematism in cyberculture | eng |
dc.title.alternative | Profesor (a) youtuber?: las reseñas literarias audiovisuales y la revitalización del esquematismo de la industria cultural en la cibercultura | spa |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Zuin, Antônio Álvaro Soares | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5543562307373287 | por |
dc.description.resumo | Em tempos de Internet, as redes sociais abriram espaço para novas formas de produção e acesso ao conhecimento, ao passo que a busca pelas resenhas literárias audiovisuais se converteu em um atalho para formação através de sínteses, resumos e breves introduções. A partir da atualização de algumas categorias críticas de Max Horkheimer e Theodor W. Adorno, o presente estudo propõe investigar os aspectos do conteúdo e da forma de uma resenha literária audiovisual no contexto da Indústria Cultural da Cibercultura, disponibilizada no site YouTube acerca do livro “A revolução dos bichos” de George Orwell. Do objetivo derivou-se a seguinte questão norteadora para a pesquisa social empírica: em que sentido pode-se afirmar que a resenha audiovisual acerca de um conteúdo intelectual está comprometida com o processo de esquematismo da indústria cultural? A partir metodologia da análise de conteúdo (content analysis) na perspectiva de Adorno, o exame incidiu sobre a presença manifesta e subentendida de clichês na resenha e nos comentários dos usuários que tendem a hipostasiar um determinado modo de conceber o mundo – dividida entre “nós” e “eles”, as sentenças abrigam o autoritário “é assim” e o outsider (“o estranho”, “o outro”), respectivamente sob as expressões “texto de leitura fácil” e “socialista de rara lucidez”. Como paralisadores de qualquer discussão, as palavras estereotipadas pasteurizam o conteúdo crítico imanente à produção intelectual. Consumida como uma espécie de material didático, a resenha literária audiovisual produzida pela youtuber não parece ter apresentado o comprometimento rigoroso com o tema, visto que não houve o esclarecimento e o confronto aos comentários equivocados dos usuários e aos mal-entendidos conceituais acerca da obra e da vida de Orwell. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.ufscar.embargo | 12 meses após a data da defesa | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2205364981301004 | por |