dc.contributor.author | Ferreira, Heloise Gomes | |
dc.date.accessioned | 2019-04-22T17:02:32Z | |
dc.date.available | 2019-04-22T17:02:32Z | |
dc.date.issued | 2019-02-14 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Heloise Gomes. Processos criativos no desenvolvimento da musicalidade de professoras unidocentes. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11279. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11279 | |
dc.description.abstract | This research described and analysed creative processes in the development of the musicality of primary teachers. It was discussed the themes that emerged from a set of discussions and activities developed over three months with a group of 13 women primary teachers, in the city of São José dos Campos, São Paulo. The authors of this work come from researches in creative musical processes (BARRET, 2012; DELIÈGE AND WIGGINS, 2006), in humanizing music education (JOLY & SEVERINO, 2016), community music (HIGGINS, 2012) and musical lifelong learning (BJØRKVOLD, 2018). Inspired by participatory action research (FALS-BORDA, 1987), this study elaborated, applied, recorded and analysed activities of creation and improvisation with a group of teachers, seeking to understand from experience and reflection with this community, the role of the creative process in expanding the learning possibilities of the adult beginner. The results revealed the specificities of adult musical learning and that creative processes can have multiple functions in the development of musicality: helping in the process of awareness and organization of participants' musical knowledge, assisting to reveal the dialogue between subject and culture, promoting emancipated behaviours and aiding in overcoming the mimetic process. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Práticas sociais | por |
dc.subject | Processos criativos musicais | por |
dc.subject | Musicalidade | por |
dc.subject | Aprendizado musical ao longo da vida | por |
dc.subject | Social practices | eng |
dc.subject | Musical creative processes | eng |
dc.subject | Musicality | eng |
dc.subject | Musical lifelong learning | eng |
dc.title | Processos criativos no desenvolvimento da musicalidade de professoras unidocentes | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Joly, Ilza Zenker Leme | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5569335876343450 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa descreveu e analisou processos criativos no desenvolvimento da musicalidade de professoras unidocentes. Discutiu-se as temáticas que emergiram de atividades desenvolvidas ao longo de três meses com um grupo de 13 unidocentes, na cidade de São José dos Campos, São Paulo. Os autores e autoras que constituíram o mapa referencial desse trabalho advêm das pesquisas em processos criativo-musicais (BARRET, 2012; DELIÉGE & WIGGINS, 2006), em educação musical humanizadora (JOLY & SEVERINO, 2016), música comunitária (HIGGINS, 2012) e aprendizagem musical ao longo da vida (BJØRKVOLD, 2018). Inspirada na metodologia da pesquisa-ação participante (BORDA, 1987), esse estudo elaborou, aplicou, registrou e analisou atividades de criação e improvisação junto a um grupo de professoras, a fim de compreender, a partir da experiência e da reflexão conjunta com a referida comunidade, o papel do processo criativo na ampliação das possibilidades de aprendizagem do adulto iniciante. Os resultados revelaram especificidades na aprendizagem musical do adulto, e que os processos criativos podem ter funções múltiplas no desenvolvimento da musicalidade: ajudando no processo de conscientização e organização dos conhecimentos musicais dos participantes, revelando o diálogo feito entre sujeito e cultura, promovendo condutas emancipadas e auxiliando na superação do processo imitativo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 1703523 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6238789902557876 | por |