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dc.contributor.authorMonteiro, Leonardo Henrique Brandão
dc.date.accessioned2019-04-23T20:27:32Z
dc.date.available2019-04-23T20:27:32Z
dc.date.issued2019-02-26
dc.identifier.citationMONTEIRO, Leonardo Henrique Brandão. Quando o futuro é presente: Uma análise sobre projetos e projeções de futuro sob a lógica da (in)disciplina no ambiente escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11304.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11304
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of sociability patterns of students from a public school run by the State of São Paulo. The described patterns of sociability are classified from a virtual future that involves the future projections from their colleagues and school professionals that affect students, as well as the students' future projects and future protentions. The categories that organize the analysis of these patterns of sociability are: the good future, the not-so-good future, the non-future, and the negation of future prospects. These categories are a kind of ideal-types, do not operate as predictions about the destinies of the students, but act as agglutinators of sociations (SIMMEL, 2006) and social actions (Weber, 1969), of patterns of sociability. Mobilized in the construction of the analytical argument of this dissertation there are two parts of the writing, which complement each other. A first one in which the theoretical elements relevant to the understanding of the proposed reflection will be presented. I will build a kind of analytical triangle. At a vertex lies the logic (in)discipline as mediator of most of the relationships developed in the school space. At another vertex are the moralities present in the sociations and social actions of the school actors. In a last vertex are the social subjects that are considered from their dividual character, being that as ontological reference, these subjects would be worth, often, of the individualism. This analytic triangle appears most often tacitly. The second part of this text consists of the presentation of empirical data taken from the researcher's articulation with the subjects, which the social associations and actions were object of the reflection and the attempt of understanding undertaken. The analysis of empirical data in the form of ethnographic pieces, in which the meanings of these sociability patterns will be worked, is materialized. Within these ethnographic pieces reside ambiguities that in many moments demonstrate the precariousness and the artificiality of the ideal-types worked. As well, its potentialities to help us understand and reflect on the school microcosm.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPadrões de Sociabilidade estudantilpor
dc.subjectSociologia da ação críticapor
dc.subjectProjetos e Projeções de Futuro no ambiente escolarpor
dc.subjectStudents Sociability Patternseng
dc.subjectSociology of critical actioneng
dc.subjectProjects and Future Projections in the school environmenteng
dc.titleQuando o futuro é presente: Uma análise sobre projetos e projeções de futuro sob a lógica da (in)disciplina no ambiente escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zuin, Antônio Álvaro Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5543562307373287por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise sobre padrões de sociabilidade de estudantes de uma escola pública gerenciada pelo Estado de São Paulo. Os padrões de sociabilidade descritos são classificados a partir de um virtual futuro que envolve as projeções de futuro que incidem sobre os estudantes advindas de seus colegas e dos profissionais escolares, bem como, os projetos e protensões de futuro dos próprios alunos. As categorias de futuro que organizam a analítica destes padrões de sociabilidade são: o bom-futuro, o não-tão-bom futuro, o não-futuro e a negação das perspectivas de futuro. Estas categorias, são uma espécie de tipos-ideiais, não operam como previsões sobre os destinos dos discentes, mas atuam como aglutinadores de sociações (SIMMEL, 2006) e ações sociais (WEBER, 1969) especificas, ou seja, de padrões de sociabilidade. Mobilizadas na construção do argumento analítico desta dissertação existem duas partes do escrito, que se complementam. Uma primeira na qual serão apresentados os elementos teóricos relevantes para a compreensão da reflexão proposta. Construirei uma espécie de triângulo analítico. Em um vértice se encontra a lógica (in)disciplina como mediadora da maior parte das relações desenvolvidas no espaço escolar. Noutro vértice estão as moralidades presentes nas sociações e ações sociais dos atores escolares. Em um último vértice estão os sujeitos sociais que são considerados a partir de seu caráter dividual, sendo que como referência ontológica estes sujeitos se valeriam, muitas vezes, do individualismo. Este triangulo analítico aparece na maior parte das vezes de forma tácita. A segunda parte deste texto consiste na apresentação de dados empíricos retirados da articulação do pesquisador com os sujeitos, os quais as sociações e ações sociais foram objeto da reflexão e da tentativa de compreensão empreendidas. Materializa-se a análise de dados empíricos na forma de peças etnográficas, nas quais os significados destes padrões de sociabilidades serão trabalhados. Dentro destas peças etnográficas residem ambiguidades que em muitos momentos demonstram a precariedade e a artificialidade dos tipos-ideais trabalhados. Bem como, as suas potencialidades para nos ajudar a compreender e refletir sobre o microcosmos escolar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7962875409074026por


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