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Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui
dc.contributor.author | Domingues, Ana Carolina | |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T17:21:49Z | |
dc.date.available | 2019-04-29T17:21:49Z | |
dc.date.issued | 2019-02-15 | |
dc.identifier.citation | DOMINGUES, Ana Carolina. Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11329. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11329 | |
dc.description.abstract | This work aims to study and understand the perception of womens filmmakers, and what the images produced by them tell us and educate us. For this, the work presents the feature film So Far is Here (2013) directed by Brazilian filmmaker and journalist Eliza Capai, whose story chronicles her trip to the African continent in 2010. The theoretical cut is based on authors who study and understand the image as responsible for a form of education, expression and control, for exercising an educational process over who sees them. The cognitive process that operates in the image, points to the theme of visuality, as a political exercise. So Far is Here "encroces" the cinematographic genres of road-movies, the documentary and the movie-letter, making it hybrid by the way it articulates in all these layers (genres). The methodology consists of decomposing and interpreting the “agent images” (ALMEIDA, 2009), as possible own documents to dialogue with the text. As a conclusion, we pointed out that So Far is Here belongs to the genre women's film, for addressing itself from another form of world perception that integrates women who share similar experiences. In this context of interpretation we chose the theme of motherhood to interpret the “agent images” produced and sequenced in the feature film. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação visual | por |
dc.subject | Estudos da imagem | por |
dc.subject | Cinema feito por mulheres | por |
dc.subject | Visual education | eng |
dc.subject | Image studies | eng |
dc.subject | Women's film | eng |
dc.title | Cinema feito por mulheres: um estudo sobre a produção da imagem cinematográfica e a educação visual em Tão Longe é Aqui | por |
dc.title.alternative | Wome's film: a study on the production of cinematographic image and the visual education in So Far is Here | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5414466437997230 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo estudar e compreender qual é a percepção de mulheres cineastas, e o que as imagens produzidas por elas nos dizem e nos educam. Para isso, o trabalho apresenta o longa-metragem Tão longe é Aqui (2013) dirigido pela cineasta e jornalista brasileira Eliza Capai, cuja história narra sua viagem ao continente africano em 2010. Para tanto, o recorte teórico fundamenta-se em autores que estudam e compreendem a imagem como responsável por uma forma de educação, expressão e controle, por exercer um processo educativo sobre quem as vê. O processo cognitivo que opera na imagem, aponta para temática da visualidade, como um exercício político. Tão longe é aqui “encruza” os gêneros cinematográficos dos road-movies, do documentário e do filme carta, o tornando híbrido pela maneira que se articula em todas essas camadas (gêneros). A metodologia consiste em decompor e interpretar as imagens agentes (ALMEIDA, 2009), como próprios documentos possíveis de dialogarem com o texto. Como conclusão, apontamos que Tão longe é Aqui pertence ao gênero women’s film (filme feito por mulheres) por se endereçar a partir de uma outra forma de percepção do mundo que integra mulheres que partilham de experiências similares. Nesse contexto de interpretação escolhemos o tema da maternidade para interpretar as imagens agentes produzidas e sequenciadas no longa-metragem. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 1743222 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0903106623711717 | por |