dc.contributor.author | Araújo, Elioenai Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T18:22:10Z | |
dc.date.available | 2019-05-08T18:22:10Z | |
dc.date.issued | 2019-02-26 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Elioenai Oliveira. O conceito de gênero discursivo/textual em teses e dissertações que focalizam a produção textual em contexto de alfabetização (2010-2017). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11393. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11393 | |
dc.description.abstract | The main objective of this research is identifying how the concept of discourse genre are
constituted in theses and dissertations about textual production in the literacy context and in
the initial three years of elementary school. Thus, we start with discussions about discursive
genrer based on Mikhail Bakhtin (1997). In the presente thesis, we find to identify the
contexts of speech development of theses and dissertations. Therefore we have tried to
identify the genrer approach, objectives and problems of the academic works selected to
make the research. And, we need to identify the theoretical references about discursive genres
of theses and dissertations, and we try to understand how the concept of the discursive genres
could contribute to the development of differente proposals - pedagogical strategies,
methodological path to researche and results that dissertations and theses developed in the
classroom. This thesis is bibliographic because we review database that was present in the
Catalog of Thesis and Dissertations of the Coordination of Improvement of Higher Level
Personal (CAPES). The treatment of the database was based on the reading steps proposed by
Salvador (1980), and content analysis that was indicated by Bardin (2011). The research
context needs to be observed in this thesis. The database collected to make the work was
developed in the southeast of Brazil and focus on Education field. We verified different
theoretical perspectives: philosophy of language, sócio-rethorique, socio-interactive and
systemic-functional linguistics. The problems and objectives topics of the analyzed research,
we could explain two different tendencies: gender as an instrument of teaching and as
discourse. In the other hand, when we observe categorized surveys as a classroom, we also
see two tendecies: genres as disciplinary content and genres as a concrete statement. Thus, we
understand that textual gender concept followed two lines of approach, one focused on
language in action, as a discourse, and another that focused the genres as an object of
teaching. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Gênero discursivo | por |
dc.subject | Gêneros textuais | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.subject | Discursive genre | eng |
dc.subject | Textual genres | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Text production | eng |
dc.title | O conceito de gênero discursivo/textual em teses e dissertações que focalizam a produção textual em contexto de alfabetização (2010-2017) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Jarina Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6612611612919706 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar como se constitui o conceito de
gênero discursivo/textual em teses e dissertações que focalizam a produção textual em
contexto de alfabetização, nos três anos iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo,
partindo de uma compreensão de gênero baseada em Mikhail Bakhtin (1997), buscamos:
identificar os contextos de desenvolvimento das referidas teses e dissertações; identificar
como o conceito de gênero é abordado nos objetivos e problemas das teses e dissertações
selecionadas; identificar os referenciais teóricos dos gêneros discursivos/textuais das referidas
teses e dissertações e compreender como o conceito de gênero discursivo/textual contribui
para o desenvolvimento das propostas (estratégias pedagógicas, caminho metodológico da
pesquisa e resultados). A pesquisa se configurou como bibliográfica, cuja coleta de dados se
deu no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (CAPES). O tratamento do material coletado foi baseado nas etapas de leitura
propostas por Salvador (1980) e na análise de conteúdo indicada por Bardin (2011). No
contexto de desenvolvimento das pesquisas foi observada uma concentração na região
Sudeste do país e na área de concentração Educação. Em relação aos referenciais teóricos que
as embasaram, verificamos diferentes perspectivas teóricas: filosofia da linguagem,
sociorretórica, sociointeracionismo e linguística sistêmico-funcional. Nos problemas e
objetivos das pesquisas analisadas foi possível observar duas tendências: gênero textual como
instrumento de ensino e como discurso. Ao nos debruçarmos sobre as pesquisas
desenvolvidas no contexto de sala de aula verificamos, da mesma forma, duas tendências:
gênero como conteúdo disciplinar e gênero como enunciado concreto. Assim,
compreendemos, que nas pesquisas o conceito de gênero seguiu duas linhas de abordagem,
uma voltada para a língua em ato, como discurso, e outra que focalizou os gêneros como
objeto de ensino. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9503584812589885 | por |