dc.contributor.author | Cruz, Denise Gonçalves da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T18:31:43Z | |
dc.date.available | 2019-05-08T18:31:43Z | |
dc.date.issued | 2019-02-28 | |
dc.identifier.citation | CRUZ, Denise Gonçalves da. Impasses e possibilidades do pensamento decolonial no ensino superior: o caso de uma universidade colombiana. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11394. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11394 | |
dc.description.abstract | This master's research identify aspects that underpin the Biology Degree racial debate. "Francisco José de Caldas District University" is located in Bogota, Colombia. The investigation, called "Knowledge, research and curricular innovations in teacher education for ethnic-racial diversity in higher education: questions and contributions of ethnic-racial and cultural matrices, African and Afro-descendant knowledge" its linked to the Academic Development Program Abdias Nascimento, subsidized by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in Brazil during the year 2018. the research was developed from analyzes of documents and interviews with the students aiming to identify if and to what extent,the university included in its curriculum of formation the contents referring to ethnic-racial diversity and, if so, these inclusions modified the formation offered.This data was producted by qualitative approach and using tools outlined by the methodology of Case Studies. The results allowed us to find elements to new discussions, and make it possible to rethink the degree in biology from a decolonial perspective. The investigations construction that intersect the relationship between biology and racial relations not only in Colombia but also in Latin America. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Relações raciais | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Pensamento decolonial | por |
dc.subject | Educación superior | spa |
dc.subject | Pensamiento decolonial | spa |
dc.subject | Enseñanza de biología | spa |
dc.title | Impasses e possibilidades do pensamento decolonial no ensino superior: o caso de uma universidade colombiana | por |
dc.title.alternative | Problemas y posibilidades del pensamiento decolonial en la educacion superior: el caso de una universidad colombiana | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Cruz, Ana Cristina Juvenal da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6736396213946663 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado teve por objetivo analisar o desenvolvimento de políticas de formação de professores na temática racial no ensino superior. Isso foi feito com uma metodologia que buscou compreender a inserção e desenvolvimento de conteúdos relacionados às contribuições de matrizes africanas e da diáspora negra na estrutura curricular do curso de licenciatura em biologia da Universidad Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia. A investigação integra o projeto transnacional de pesquisa “Conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes” vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, subvencionado pela CAPES. Um dos aspectos abordados é o de verificar se e em que medida a Universidade Distrital Francisco José de Caldas inclui em seu quadro curricular de formação em licenciatura em biologia conteúdos referentes à diversidade étnico-racial e se, em consequência, tais inclusões modificam a formação ofertada. Com ferramentas delineadas pela metodologia de estudos de caso, desenvolveu-se a investigação a partir de análises de documentos e entrevistas com estudantes. Sob a ótica da teoria decolonial, os resultados apontam impasses e possibilidades nos cursos de formação de professores em biologia e relações raciais não somente na Colômbia em diferentes contextos, em especial na América Latina. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 1685202 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8409495775520342 | por |