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dc.contributor.authorCruz, Denise Gonçalves da
dc.date.accessioned2019-05-08T18:31:43Z
dc.date.available2019-05-08T18:31:43Z
dc.date.issued2019-02-28
dc.identifier.citationCRUZ, Denise Gonçalves da. Impasses e possibilidades do pensamento decolonial no ensino superior: o caso de uma universidade colombiana. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11394.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11394
dc.description.abstractThis master's research identify aspects that underpin the Biology Degree racial debate. "Francisco José de Caldas District University" is located in Bogota, Colombia. The investigation, called "Knowledge, research and curricular innovations in teacher education for ethnic-racial diversity in higher education: questions and contributions of ethnic-racial and cultural matrices, African and Afro-descendant knowledge" its linked to the Academic Development Program Abdias Nascimento, subsidized by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in Brazil during the year 2018. the research was developed from analyzes of documents and interviews with the students aiming to identify if and to what extent,the university included in its curriculum of formation the contents referring to ethnic-racial diversity and, if so, these inclusions modified the formation offered.This data was producted by qualitative approach and using tools outlined by the methodology of Case Studies. The results allowed us to find elements to new discussions, and make it possible to rethink the degree in biology from a decolonial perspective. The investigations construction that intersect the relationship between biology and racial relations not only in Colombia but also in Latin America.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectRelações raciaispor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectPensamento decolonialpor
dc.subjectEducación superiorspa
dc.subjectPensamiento decolonialspa
dc.subjectEnseñanza de biologíaspa
dc.titleImpasses e possibilidades do pensamento decolonial no ensino superior: o caso de uma universidade colombianapor
dc.title.alternativeProblemas y posibilidades del pensamiento decolonial en la educacion superior: el caso de una universidad colombianaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cruz, Ana Cristina Juvenal da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6736396213946663por
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado teve por objetivo analisar o desenvolvimento de políticas de formação de professores na temática racial no ensino superior. Isso foi feito com uma metodologia que buscou compreender a inserção e desenvolvimento de conteúdos relacionados às contribuições de matrizes africanas e da diáspora negra na estrutura curricular do curso de licenciatura em biologia da Universidad Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia. A investigação integra o projeto transnacional de pesquisa “Conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes” vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, subvencionado pela CAPES. Um dos aspectos abordados é o de verificar se e em que medida a Universidade Distrital Francisco José de Caldas inclui em seu quadro curricular de formação em licenciatura em biologia conteúdos referentes à diversidade étnico-racial e se, em consequência, tais inclusões modificam a formação ofertada. Com ferramentas delineadas pela metodologia de estudos de caso, desenvolveu-se a investigação a partir de análises de documentos e entrevistas com estudantes. Sob a ótica da teoria decolonial, os resultados apontam impasses e possibilidades nos cursos de formação de professores em biologia e relações raciais não somente na Colômbia em diferentes contextos, em especial na América Latina.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 1685202por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8409495775520342por


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