Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Livia Aceto Ferraz dos
dc.date.accessioned2019-05-10T18:19:11Z
dc.date.available2019-05-10T18:19:11Z
dc.date.issued2019-02-27
dc.identifier.citationSANTOS, Livia Aceto Ferraz dos. Caracterização de interatividade em museus e centros de ciência a partir de teses brasileiras.. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11406.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11406
dc.description.abstractSince interactivity has become a widely used tool for communicating scientific concepts and meanings in museums and centers of science, there are discussions about its role, its scope, and its limitations. This research project is a bibliographic study that aims to identify what are the characteristics of interactivity in museums and centers of science discussed in Brazilian academic productions. We selected a corpus of six PhD thesis published between 2006 and 2016, from postgraduate programs in education, science teaching and sociology. We work according to the content analysis of Bardin (2016) with focus on thematic analysis. We identified that interactivity in museums and centers of science is more discussed in the personal and sociocultural contexts than in the physical context, according to Falk and Dierking's (2000) Contextual Model of Learning. The characterization approaches are related with the factors: "visit motivation and expectations", "prior knowledge", "choice and control", " within group social mediation", "mediation by others outside the immediate social group" and "design and exposure to exhibits and programs ".eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMuseu e centro de ciênciapor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectExposição interativapor
dc.subjectEducação em museupor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectMuseum and center of scienceeng
dc.subjectInteractivityeng
dc.subjectInteractive exhibitioneng
dc.subjectEducation in museumeng
dc.subjectContent analysiseng
dc.titleCaracterização de interatividade em museus e centros de ciência a partir de teses brasileiras.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pierson, Alice Helena Campos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3749421379531019por
dc.description.resumoDesde que a interatividade se tornou uma ferramenta amplamente empregada para comunicar conceitos e significados científicos em museus e centros de ciência, há discussões acerca de seu papel, seus alcances e suas limitações. Este projeto de pesquisa é um estudo bibliográfico que visa identificar quais são as características de interatividade em museus e centros de ciência discutidas em produções acadêmicas brasileiras. Selecionamos um corpus de seis teses de doutorado publicadas entre 2006 e 2016, provenientes de programas de pós-graduação de educação, ensino de ciências e sociologia. Trabalhamos segundo a análise de conteúdo de Bardin (2016) com enfoque na análise temática. Identificamos que a interatividade em museus de ciência é mais discutida nos contextos pessoal e sociocultural do que no contexto físico, segundo o Modelo Contextual de Aprendizagem de Falk e Dierking (2000). As abordagens das caracterizações recaem sobre os fatores “motivação e expectativas da visita”, “conhecimento anterior”, “escolha e controle”, “interação com pessoas do mesmo grupo”, “interação com outros de fora do grupo” e “desenho e orientação para instalações e programas”.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1744355632287553por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record