Show simple item record

dc.contributor.authorMiguel, Carolina Costa
dc.date.accessioned2019-06-03T18:39:49Z
dc.date.available2019-06-03T18:39:49Z
dc.date.issued2019-02-21
dc.identifier.citationMIGUEL, Carolina Costa. O papel das interações e linguagens no ensino de ciências tecnológicas no contexto da educação infantil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11448.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11448
dc.description.abstractThis is a bibliographic documentary research in which a survey was carried out of the main contents that contemplate science and technology issues in the national curriculum. The intent was to locate the concepts of the areas of Math, Engineering, Design and Computational Science, present on goals of learning and development to childhood education. With the objective of thinking in proposes that expand qualitatively the interactions between teachers and students inside the school environment and from the interactions between the children and digital tecnological resources and non digitals present in your everyday life. In the course of this work, we realized the importance of interactions and languages to the teaching-learning process of children of early years learning, especially to tecnologies teaching. Thinking on the necessity to expand the practices in literacy, these concepts took prominence on obtained data analyse. We directed the study to the comprehension of languages of interation, which the theoretical foundation was on the Historical-culture Theory and Human-Computer Interaction (HCI) researches. It was intended to organize a set of practices that meet the necessity of brazilian curriculum englobing new ways of resoning to the childhood development, as the computational thinking and the design thinking.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCiência e tecnologiapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectInterações e linguagempor
dc.subjectTeoria Histórico-culturalpor
dc.subjectCiences and technologieseng
dc.subjectEarly Childhood educationeng
dc.subjectInteration and languageseng
dc.subjectHistorical-culture Theoryeng
dc.titleO papel das interações e linguagens no ensino de ciências tecnológicas no contexto da educação infantilpor
dc.title.alternativeThe role of interactions and languages in the teaching of technological sciences in the context of early childhood educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Hai, Alessandra Arce
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3845288858275245por
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa de caráter documental bibliográfico, em que foi realizado um levantamento dos principais conteúdos que contemplam as questões de ciência e tecnologia no currículo nacional. Localizamos os conceitos das áreas de Matemática, Engenharia, Design e Ciência da Computação, presentes nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil. Com o objetivo de pensar em propostas que ampliem qualitativamente as interações entre professores e alunos no ambiente escolar e as interações entre as crianças e os recursos tecnológicos digitais e não digitais presentes em seu cotidiano. No decorrer do trabalho, percebemos a importância das interações e das linguagens para o processo de ensino-aprendizagem de crianças pequenas, especialmente para o ensino em tecnologias. Pensando na necessidade de ampliar as práticas de letramento e na formação de usuários mais autônomos diante das tecnologias, estes conceitos ganharam lugar de destaque na análise dos dados obtidos. Direcionamos o estudo para a compreensão das linguagens de interação, cuja fundamentação teórica esteve nas pesquisas da Teoria Histórico-cultural e da Interação Humano-computador (IHC). Pretendeu-se organizar um conjunto de práticas que atendam às necessidades do currículo brasileiro, englobando novas formas de raciocínio ao desenvolvimento infantil, como o pensamento computacional e o pensamento em design.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 130363/2017-0por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3454117358640159por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record