Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Joene Vieira dos
dc.date.accessioned2019-08-07T13:35:46Z
dc.date.available2019-08-07T13:35:46Z
dc.date.issued2019-04-01
dc.identifier.citationSANTOS, Joene Vieira dos. Habilidades sociais educativas de docentes universitários na avaliação de alunos: validação de um instrumento. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11629.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11629
dc.description.abstractThe present study had as objectives to examine: (a) evidence of validity of the Inventory of Educational Social Skills of the University Professor – Student Version (IESS-UPStudent) based on the internal structure and relationship with the satisfaction criterion variable; (b) the relationship between teacher and student evaluation of the professor’s HSE repertoire; and (c) the differences in the HSE level attributed to the teacher according to the characteristics of the sample. One thousand four hundred and six students and 16 university professors participated in this study. The results showed that IESS-UP-Student is composed of five dimensions: approve and value student behavior (AVB, 13 items), expose, explain and evaluate interactively (EEE, 11 items), cultivate affection, support and good humor (ASG, 10 items), reject undesirable student behaviors (RUB, 9 items) and guide activities (GAc, 6 items), which form a higher dimension called the university professor’s ESS. The invariance analysis of the model showed that this structure is equivalent in function of characteristics of the professor, student and Institution of Higher Education (IHE). The data also indicated that teacher’s HSE interferes positively and significantly in the level of student satisfaction with the teaching performance (variable criterion) and there are discrepancies between teachers’ and students’ perceptions of professor performance. In addition, differences in the HSE level attributed to teachers were identified according to the characteristics of the teacher (gender, role and contact in other disciplines), student (gender, area of knowledge and moment of the course) and IHE (nature, region and philosophy institutional). These results seem to indicate that the IESS-UP-Student can be a useful tool to: (a) examine the learning conditions offered to the student, based on the professor’s HSE; (b) provide feedback to the teacher about the relationship established with their students; and (c) to evaluate the effectiveness of intervention programs aimed at developing the HSE of college teachers.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectHabilidades sociais educativaspor
dc.subjectProfessor universitáriopor
dc.subjectAvaliação pelos alunospor
dc.subjectEducational social skillseng
dc.subjectUniversity professoreng
dc.subjectEvaluation by studentseng
dc.titleHabilidades sociais educativas de docentes universitários na avaliação de alunos: validação de um instrumentopor
dc.title.alternativeEducational social skills of university teachers in student evaluation: validation of an instrumenteng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Del Prette, Almir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2191226494887247por
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivos examinar: (a) as evidências de validade do Inventário de Habilidades Sociais Educativas do Professor Universitário – versão aluno (IHSE-PU-Aluno) baseadas na estrutura interna e na relação com a variável critério satisfação; (b) a relação entre a avaliação que professor e aluno fazem do repertório de HSE do docente; e (c) as diferenças no nível de HSE atribuído ao professor em função das características da amostra. Participaram desse estudo 1406 estudantes e 16 professores universitários. Os resultados demonstraram que o IHSE-PUAluno é composto por cinco dimensões: aprovar e valorizar os comportamentos dos alunos (AVC, 13 itens), expor, explicar e avaliar de maneira interativa (EEA, 11 itens), cultivar afetividade, apoio e bom humor (AAH, 10 itens), reprovar comportamentos indesejáveis dos alunos (RCI, 9 itens) e orientar atividades (OAt, 6 itens), que combinadas formam uma dimensão de ordem superior denominada HSE. A análise de invariância do modelo mostrou que essa estrutura é equivalente em função de características do professor, aluno e Instituição de Educação Superior (IES). Os dados também indicaram que as HSE do professor interferem positiva e significativamente no nível de satisfação dos alunos com a atuação docente (variável critério) e que existem discrepâncias entre a percepção de professores e alunos sobre o desempenho docente. Além disso, foram identificadas diferenças no nível de HSE atribuído aos professores em função de características do professor (sexo, papel e contato em outras disciplinas), aluno (sexo, área de conhecimento e momento do curso) e IES (natureza, região e filosofia institucional). Esses resultados parecem sinalizar que o IHSE-PU-Aluno pode ser uma ferramenta útil para: (a) examinar as condições de aprendizagem oferecidas ao aluno, tomando como base as HSE do professor; (b) fornecer feedback ao professor sobre a relação estabelecida com seus alunos; e (c) avaliar a eficácia de programas de intervenção destinados à desenvolver as HSE de docentes universitários.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2758607421177423por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record