Show simple item record

dc.contributor.authorPereira, Alesandro Anselmo
dc.date.accessioned2019-08-12T19:28:50Z
dc.date.available2019-08-12T19:28:50Z
dc.date.issued2019-04-10
dc.identifier.citationPEREIRA, Alesandro Anselmo. Jogos Africanos: aprendendo com estudantes de origem africana matriculados na Universidade Federal de São Carlos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11714.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11714
dc.description.abstractThe formation of Brazilian culture was strongly influenced by the African peoples and one of the contributions of these habits, customs and traditions was the games that these peoples brought to Brazil. Through games human beings have created cultural and social conditions of learning to play. We believe that the importance of African culture is especially evident in the formation of the Brazilian people, especially when we talk about education, inheritance, traditions are the result of the influences of each culture. In this sense, the objective of this work is to identify the games coming from the countries of African students enrolled in the Federal University of São Carlos (UFSCar) and relate them to the African games in the literature. We used qualitative research as a method of work through the interview. The data collection was performed by an instrument called script, which served as a guide. The testimonies collected were recorded, transcribed and analyzed. As a specific objective, this work intends to contribute to processes of significant changes in our Brazilian society, such as recognizing and respecting different cultures, sharing the cultural wealth of Africa and making available the contents of games of African origin so that they can serve as a subsidy for the work of other educators. As a result, it was observed that African games are also part of the games played by people of different age groups in Brazil. It is also noticed that the playful is a theme full of consensus and conflicts in the field of education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectÁfricapor
dc.subjectJogospor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGameseng
dc.subjectLudiceng
dc.subjectEducationeng
dc.titleJogos Africanos: aprendendo com estudantes de origem africana matriculados na Universidade Federal de São Carlospor
dc.title.alternativeAfrican Games: learning from students of african origin at the Federal University of San Carloseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alves, Fernando Donizete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3812723309905378por
dc.description.resumoA formação da cultura brasileira foi fortemente influenciada pelos povos africanos e, uma das contribuições desses hábitos, costumes e tradições foi a dos jogos que esses povos trouxeram ao Brasil. Por meio dos jogos os seres humanos criaram condições culturais e sociais de aprender brincando. Acreditamos que a importância da cultura africana se dá especialmente na formação do povo brasileiro, principalmente quando falamos em educação, as heranças, tradições são resultados das influências de cada cultura. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é identificar os jogos oriundos dos países dos estudantes africanos matriculados na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e relacioná-los com os jogos africanos existentes na literatura. Utilizamos como método de trabalho a pesquisa qualitativa por meio da entrevista. A coleta de dados foi realizada por um instrumento denominado roteiro, que serviu como guia. Os depoimentos coletados foram registrados, transcritos e analisados. Como objetivo específico, pretende-se com este trabalho contribuir com processos de mudanças significativas em nossa sociedade brasileira, tais como, reconhecer e respeitar as diferentes culturas, compartilhar a riqueza cultural da África e disponibilizar os conteúdos dos jogos de origem africana para que possam servir como subsídio para o trabalho de outros/as educadores. Como resultado, foi observado que os jogos africanos fazem parte também dos jogos vivenciadas por pessoas de diferentes faixas etárias no Brasil. Percebe-se também que o lúdico é um tema cheio de consensos e de conflitos no campo da educação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3077220489892146por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record