Show simple item record

dc.contributor.authorMontanaro, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2019-08-14T17:48:24Z
dc.date.available2019-08-14T17:48:24Z
dc.date.issued2016-12-08
dc.identifier.citationMONTANARO, Paulo Roberto. Educação Transmídia: contribuições acerca da cultura da convergência em processos educacionais. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11725.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11725
dc.description.abstractThe present work aims to reflect on the different aspects about the new paradigms of communication and dialogue that are shaped by the transformations resulting from a social restructuring from the development of digital technologies of communication and information. The proposal, therefore, is to understand how the concepts of the transmedia storytelling and the culture of convergence can become catalysts of mediation processes that consider the characteristics of ubiquity and social nomadism, as well as incorporate to teaching and learning strategies elements such as gamification of contents; Immersive technologies; Participatory culture of knowledge construction and other elements that have developed as a result of this new network society. Thus, in a bibliographical research that addresses issues of the field of education and communication, the research intends to elaborate a critical analysis on the different aspects of the use of digital technologies in education, prioritizing the dialogicity and the involvement between the different actors and contents, within strategies of transversal articulation between the different media. Divided into three parts, the work is initially intended to establish a context about the use of different digital communication technologies and languages derived from the particularities of each one of them. It then reflects on this social reconfiguration where, at the same time as we create and invent new ways of communicating ourselves and having access to information, we are transformed by each of these new tools and our relationship with the other and with the world It changes completely, and finally, as the concepts of the transmedia storytelling already widely studied in the fields of art, culture and entertainment can add value to the surrounding teaching and learning strategies.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação transmídiapor
dc.subjectNarrativa transmídiapor
dc.subjectConvergênciapor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)por
dc.titleEducação Transmídia: contribuições acerca da cultura da convergência em processos educacionaispor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Reyes, Cláudia Raimundo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5187942717120318por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os diferentes aspectos sobre os novos paradigmas de comunicação e diálogo que se configuram a partir das transformações decorrentes de uma reestruturação social a partir do desenvolvimento das tecnologias digitais de comunicação e informação. A proposta, portanto, é compreender como os conceitos da narrativa transmídia e da cultura de convergência podem se tornar catalisadores de processos de mediação que considerem as características de ubiquidade e nomadismo social, bem como incorporar a estratégias de ensino e aprendizagem elementos como gamificação de conteúdos; tecnologias de imersividade; cultura participativa de construção do conhecimento e outros elementos que tem se desenvolvido em decorrência desta nova sociedade em rede. Assim, em uma pesquisa bibliográfica que aborda questões do campo da educação e da comunicação, a pesquisa tem o intuito de elaborar uma análise crítica sobre os diferentes aspectos da utilização das tecnologias digitais na educação, priorizando a dialogicidade e o envolvimento entre os diferentes atores e conteúdos, dentro de estratégias de articulação transversal entre as diferentes mídias e meios. Dividido em três partes, o trabalho se pauta inicialmente em estabelecer um contexto sobre a utilização das diferentes tecnologias de comunicação digitais e das linguagens oriundas das particularidades de cada uma delas. Em seguida, faz uma reflexão sobre essa reconfiguração social onde ao mesmo tempo em que criamos e inventamos novas formas de nos comunicar e de termos acesso a informação, somos transformados por cada uma destas novas ferramentas e a nossa relação com o outro e com o mundo muda completamente e, por fim, como que os conceitos da narrativa transmídia já amplamente estudados nos campos da arte, da cultura e do entretenimento podem agregar valor à estratégias envolventes de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9722367900588242por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record