Show simple item record

dc.contributor.authorFilardi, André Moura Blundi
dc.date.accessioned2019-09-12T18:09:57Z
dc.date.available2019-09-12T18:09:57Z
dc.date.issued2019-06-28
dc.identifier.citationFILARDI, André Moura Blundi. A expansão do ensino superior no Brasil: da reforma de 1968 ao anteparo à internacionalização na década de 1980. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11826.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11826
dc.description.abstractThis text proposes to analyze the expansion of public and private universities in Brazil in the context that includes the reform of higher Education of 1968, undergoing redemocratization in the decade of 1980, until the mid-1990, when they consolidate trends whose contradictions had been configured in different ways in previous decades. It is a text of history of education that adopts, in its analysis, the historical-dialectical method and its conceptual references, such as those of state and ideology. It seeks to demonstrate in this analysis, the political and economic issues that are inherent to the expansion process of universities and public policies, highlighting their relations with the branch of science and technology. Having as a database: The legislation discussed and approved in the aforementioned historical context; Data and statistics related to expansion; Identification and analysis of the agents involved in this political and economic process; and systematization of the bibliography of specialists in the area. In this way, we seek to perform a retrospective of the conditions that have led to the University of Brazil today and how the national and international scenarios influenced its realization. The possibility of collaborating with the debate on the duality and indissociability between the public and the private and discussions about the models of universities proposed and in force also permeates the hypothesis and analysis. The aim of seeking a master line in the conduction of public policies for higher education and the expansion of the university, that is, to investigate if there existed and how a logic directive for the area in question would be characterized throughout this context. Thus, it is adopted the notion that the state has its political form derived from the commodity form and which is the guarder of the capitalist social relations, which does not prevent, however, for the area of public policies, educational, in particular, to be an area in dispute. Throughout the context studied, it was possible to suggest, through the analysis of data and policies, the balance to one side of this dispute between the public and State University and the Privatist and business University, in favor of the latter.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectExpansão da educação superior brasileirapor
dc.subjectPúblico e privadopor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectExpansion of Brazilian higher educationeng
dc.subjectPublic and privateeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectHistory of educationeng
dc.titleA expansão do ensino superior no Brasil: da reforma de 1968 ao anteparo à internacionalização na década de 1980por
dc.title.alternativeThe expansion of higher education in Brazil: from the 1968 reform to the internationalization of the 1980seng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Silva, Eduardo Pinto e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3492708361349827por
dc.description.resumoEste texto se propõe a analisar a expansão das universidades públicas e privadas no Brasil no contexto que enseja desde a reforma do ensino superior de 1968, passando pela redemocratização na década de 1980, até meados da década de 1990, quando se consolidam tendências cujas contradições haviam se configurado de distintas formas nas décadas anteriores. Trata-se de um texto de História da Educação que adota, em sua análise, o método histórico-dialético e suas referências conceituais, tais como as de Estado e ideologia. Procura-se evidenciar nesta análise, as questões políticas e econômicas que são inerentes ao processo de expansão das universidades e das políticas públicas, com destaque às suas relações com o ramo de ciência e tecnologia. Tendo como base de dados: a legislação discutida e aprovada no referido contexto histórico; dados e estatísticas referentes à expansão; identificação e análise dos agentes envolvidos neste processo político e econômico; e sistematização da bibliografia de especialistas na área. Busca-se, desta forma, realizar uma retrospectiva das condições que ensejaram a universidade do Brasil na atualidade e como os cenários nacional e internacional influenciaram em sua concretização. A possibilidade de colaborar com a debate sobre a dualidade e indissociabilidade entre o público e o privado e com as discussões sobre os modelos de universidades propostos e vigentes, também, permeia a hipótese e análise. O intuito de procurar uma linha mestra na condução das políticas públicas para o ensino superior e na expansão da universidade, ou seja, investigar se existiria e como se caracterizaria uma lógica diretiva para a área em questão ao longo deste contexto. Adota-se, assim, a noção de que Estado tem sua forma política derivada da forma mercadoria e que é fiador das relações sociais capitalistas, o que não impede, porém, para a área das políticas públicas, educacionais, em particular, ser uma área em disputa. Ao longo do contexto estudado, se pôde sugerir, por meio da análise dos dados e políticas, a balança pendendo para um dos lados desta disputa entre a universidade pública e estatal e a universidade privatista e empresarial, em prol desta última.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6613999817734461por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record