Show simple item record

dc.contributor.authorGraciano-Dias, Jaqueline
dc.date.accessioned2019-09-18T17:03:18Z
dc.date.available2019-09-18T17:03:18Z
dc.date.issued2019-03-01
dc.identifier.citationGRACIANO-DIAS, Jaqueline. Aula de Arte no ensino médio: o ensino de meios audiovisuais em uma perspectiva intercultural. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11847.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11847
dc.description.abstractThe audiovisual sector plays a major role in relation to a contemporary society. Note that much has been discussed about of the use of these resources in the educational sphere in which are present, but most of the time as a “facilitator” and not as a valuable object of study. Thus, the research seeks to demystify the use of audiovisual means only as auxiliaries and ensure their performance so that they are able to promote meaningful learning. The TV vignette carries with it elements that when analyzed critically in the Art subject shows a cultural project of a great importance relation to a education. It’s necessary a study of the practice that seeks to promote interculturalism in the classroom, considering that television vignette is one of the student’s culture influencer and should not be ignored in their learning process, including the local culture and the teacher’s culture and creating then a new culture. The hybridization of cultures brings meaningful learning to the students without the critical sense being disregarded.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/por
dc.subjectPráticas sociopedagógicaspor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectMeios audiovisuaispor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectArteng
dc.subjectAudiovisual mediaeng
dc.subjectInterculturalismeng
dc.titleAula de Arte no ensino médio: o ensino de meios audiovisuais em uma perspectiva interculturalpor
dc.title.alternativeArt class in high school: teaching audiovisual media from an antercultural perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Galizia, Fernando Stanzione
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4007795540173093por
dc.description.resumoO audiovisual exerce importante papel em relação à sociedade contemporânea. Nota-se que muito se tem discutido sobre o uso desses meios no âmbito educacional e que os mesmos se fazem presentes, mas na maioria das vezes de forma “facilitadora” e não tratados como um rico objeto de estudo. Assim, a pesquisa busca desmistificar o uso desses meios apenas como auxiliares e garantir sua atuação de modo que sejam capazes de promover uma aprendizagem significativa. A vinheta televisiva traz consigo elementos que quando analisados de forma crítica na disciplina de Arte se mostra um produto cultural de grande relevância em relação à educação. Faz-se aqui necessário um estudo da própria prática que busca promover a interculturalidade em sala de aula, considerando que a vinheta televisiva faz parte da cultura do aluno e não deve ser ignorada em sua aprendizagem, da mesma forma que a cultura do professor e a cultura local também devem ser consideradas, criando assim, uma nova cultura. A hibridização de culturas faz com que a aprendizagem faça sentido ao aluno, uma vez que a valorização de seu meio é promovida, sem que o senso crítico seja desconsiderado.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4357180734579041por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil