dc.contributor.author | Scherrer, Renato | |
dc.date.accessioned | 2019-10-22T19:17:53Z | |
dc.date.available | 2019-10-22T19:17:53Z | |
dc.date.issued | 2019-08-22 | |
dc.identifier.citation | SCHERRER, Renato. Diversidade sexual e gênero: um olhar para os discursos que envolvem a prática educativa dos professores na EE Ary Leite Pereira. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11976. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11976 | |
dc.description.abstract | The objective of this master’s dissertation is to analyze how the discourses present in the school environment of EE Ary Leite Pereira on sexual and gender diversity. The aim is to verify if there is a relationship between the perceptions of teachers in the face of social, historical transformations and the affirmation of the subjectivity and human identity that occurred due to the struggle for civil, political and social rights. Historical dialectical materialism was used in order to find the contradictions present in discourses and practices. For this, was developed a Research Roadmap, with questionnaires applied to school teachers, which allowed to expand the results of the research, which although present in the speeches, it appears in few situations of pedagogical practice and in the personal relationships between those involved in the school environment and is restricted because there is a lack of official guidelines and documents to allow such dialogue. The Research Roadmap was characterized as a research tool for an analysis of the speeches produced in the school and to relate them to the concepts studied. In this way, there is a need for continued training on the issue of sexual and gender diversity in the school environment, provided by competent bodies and addressing the scarcity of time of educators. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Diversidade sexual | por |
dc.subject | Alteridade | por |
dc.subject | Homossexualidade | por |
dc.subject | Materialismo histórico dialético | por |
dc.subject | Prática educativa | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Sexual diversity | eng |
dc.subject | Alterity | eng |
dc.subject | Homosexuality | eng |
dc.subject | Dialectical historical materialism | eng |
dc.subject | Educative practice | eng |
dc.title | Diversidade sexual e gênero: um olhar para os discursos que envolvem a prática educativa dos professores na EE Ary Leite Pereira | por |
dc.title.alternative | Sexual diversity and gender: a look at the speeches involving teacher educational practice in EE Ary Leite Pereira | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Tagliavini, João Virgílio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1979817459932992 | por |
dc.description.resumo | O objetivo dessa dissertação de mestrado é analisar como os discursos presentes no ambiente escolar da EE Ary Leite Pereira sobre a diversidade sexual e de gênero. O intuito consiste em verificar se há relação entre as percepções dos professores frente às transformações sociais, históricas e da afirmação da subjetividade e da identidade humana ocorrida em função da luta por direitos civis, políticos e sociais. Foi utilizado o materialismo histórico dialético com vistas a encontrar as contradições presentes nos discursos e nas práticas. Para isso, foi desenvolvido um Roteiro de Pesquisa, com questionários aplicados aos professores da escola, que permitiu ampliar os resultados da pesquisa, que embora presente nos discursos, aparece em poucas situações da prática pedagógica e nas relações pessoais entre os envolvidos no ambiente escolar e se restringe por existir escassez de orientações e documentos oficiais que permitam esse diálogo. O Roteiro de Pesquisa caracterizou-se como uma ferramenta de investigação para uma análise dos discursos produzidos na escola e para relacioná-los com os conceitos estudados. Dessa maneira, há uma necessidade de uma formação continuada sobre a questão da diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar, proporcionado pelos órgãos competentes e que contemplem a escassez de tempo dos educadores. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2117943922062264 | por |