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dc.contributor.authorScherrer, Renato
dc.date.accessioned2019-10-22T19:17:53Z
dc.date.available2019-10-22T19:17:53Z
dc.date.issued2019-08-22
dc.identifier.citationSCHERRER, Renato. Diversidade sexual e gênero: um olhar para os discursos que envolvem a prática educativa dos professores na EE Ary Leite Pereira. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11976.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11976
dc.description.abstractThe objective of this master’s dissertation is to analyze how the discourses present in the school environment of EE Ary Leite Pereira on sexual and gender diversity. The aim is to verify if there is a relationship between the perceptions of teachers in the face of social, historical transformations and the affirmation of the subjectivity and human identity that occurred due to the struggle for civil, political and social rights. Historical dialectical materialism was used in order to find the contradictions present in discourses and practices. For this, was developed a Research Roadmap, with questionnaires applied to school teachers, which allowed to expand the results of the research, which although present in the speeches, it appears in few situations of pedagogical practice and in the personal relationships between those involved in the school environment and is restricted because there is a lack of official guidelines and documents to allow such dialogue. The Research Roadmap was characterized as a research tool for an analysis of the speeches produced in the school and to relate them to the concepts studied. In this way, there is a need for continued training on the issue of sexual and gender diversity in the school environment, provided by competent bodies and addressing the scarcity of time of educators.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDiversidade sexualpor
dc.subjectAlteridadepor
dc.subjectHomossexualidadepor
dc.subjectMaterialismo histórico dialéticopor
dc.subjectPrática educativapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSexual diversityeng
dc.subjectAlterityeng
dc.subjectHomosexualityeng
dc.subjectDialectical historical materialismeng
dc.subjectEducative practiceeng
dc.titleDiversidade sexual e gênero: um olhar para os discursos que envolvem a prática educativa dos professores na EE Ary Leite Pereirapor
dc.title.alternativeSexual diversity and gender: a look at the speeches involving teacher educational practice in EE Ary Leite Pereiraeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Tagliavini, João Virgílio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1979817459932992por
dc.description.resumoO objetivo dessa dissertação de mestrado é analisar como os discursos presentes no ambiente escolar da EE Ary Leite Pereira sobre a diversidade sexual e de gênero. O intuito consiste em verificar se há relação entre as percepções dos professores frente às transformações sociais, históricas e da afirmação da subjetividade e da identidade humana ocorrida em função da luta por direitos civis, políticos e sociais. Foi utilizado o materialismo histórico dialético com vistas a encontrar as contradições presentes nos discursos e nas práticas. Para isso, foi desenvolvido um Roteiro de Pesquisa, com questionários aplicados aos professores da escola, que permitiu ampliar os resultados da pesquisa, que embora presente nos discursos, aparece em poucas situações da prática pedagógica e nas relações pessoais entre os envolvidos no ambiente escolar e se restringe por existir escassez de orientações e documentos oficiais que permitam esse diálogo. O Roteiro de Pesquisa caracterizou-se como uma ferramenta de investigação para uma análise dos discursos produzidos na escola e para relacioná-los com os conceitos estudados. Dessa maneira, há uma necessidade de uma formação continuada sobre a questão da diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar, proporcionado pelos órgãos competentes e que contemplem a escassez de tempo dos educadores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2117943922062264por


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