Show simple item record

dc.contributor.authorTognon, Sara Camelucci Carrocine
dc.date.accessioned2019-10-30T11:36:11Z
dc.date.available2019-10-30T11:36:11Z
dc.date.issued2019-08-26
dc.identifier.citationTOGNON, Sara Camelucci Carrocine. Divulgação científica voltada para o público infantil: uma análise a partir de programas televisivos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11990.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11990
dc.description.abstractThis research is the result of concerns about the different ways of thinking and approaching the natural sciences for children. It assumes that prior to attending school children already have contact with aspects of scientific culture through the media, of contact with parents and other adults or older children, or through direct contact with science-related elements and phenomena. In this sense, this study aims to understand the vision of Science and Child that underlies the means of scientific dissemination that are intended for children. Firstly, to conduct this qualitative research, a theoretical framework was built on what would be understood as a child and its relationship with science. Childhood is being understood as a social category and children as social actors, members of this category and producers of cultures. Subsequently, programs were selected that aimed to disseminate science to children, in order to analyze some episodes of the same. Three programs were selected: “Earth to Luna”, “The Scientist Sid” and “The Mika’s Diary”. We sought a methodology that was adequate to analyze television programs, arriving at Content Analysis, focused on what is proposed by Laurence Bardin. Data analysis was performed through episodes clippings and based on the dialogues that occurred in them. From the research it was possible to understand that when the program is intended for the dissemination of science to children, there is the emergence of a new stereotype of making and disseminating science and the idea that has about the viewer child. There is great difficulty when it comes to disseminating science to this audience and at the same time respecting the children's universe, its singularities and not overlapping them.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDivulgação científicapor
dc.subjectPúblico infantilpor
dc.subjectProgramas televisivospor
dc.subjectScientific disseminationeng
dc.subjectChildren's audienceeng
dc.subjectTelevision programseng
dc.titleDivulgação científica voltada para o público infantil: uma análise a partir de programas televisivospor
dc.title.alternativeScientific dissemination for children: an analysis based on television programseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pierson, Alice Helena Campos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3749421379531019por
dc.description.resumoEsta pesquisa é fruto de inquietações sobre as diferentes formas de se pensar e abordar as ciências naturais para o público infantil. Parte do princípio de que antes de frequentarem a escola as crianças já têm contato com aspectos da cultura científica pela mídia, pelo contato com os pais e outros adultos ou crianças maiores, ou ainda pelo contato direto com elementos e fenômenos relacionados a Ciências. Neste sentido, este estudo tem como objetivo compreender qual a visão de Ciência e de Criança que está subjacente aos meios de divulgação científica que são destinados ao público infantil. Primeiramente, para realizar essa pesquisa de cunho qualitativo, foi construído um referencial teórico sobre o que seria compreendido como criança e a relação desta com a Ciência. A infância está sendo compreendida como uma categoria social e as crianças como atores sociais, integrantes dessa categoria e produtoras de culturas. Posteriormente, foram selecionados programas que se propusessem a divulgar Ciências para o público infantil, para assim fazer a análise de alguns episódios dos mesmos. Foram selecionados três programas: “O Show da Luna”, “Sid, o Cientista” e “O diário de Mika”. Buscou-se uma metodologia que fosse adequada para analisar programas televisivos, chegando-se na Análise de Conteúdo, focada na que é proposta por Laurence Bardin. A análise dos dados se deu por meio de recortes dos episódios e com base nos diálogos ocorridos nos mesmos. A partir da pesquisa foi possível compreender que quando o programa se destina a divulgação da ciência para o público infantil há o surgimento de um novo estereótipo do fazer e divulgar a Ciência e da ideia que se tem sobre a criança telespectadora. Há uma grande dificuldade quando se objetiva divulgar ciência para esse público e ao mesmo tempo respeitar o universo infantil, suas singularidades e não sobrepô-los.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISEpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2228770443143326por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil