dc.contributor.author | Tagliavini, Maria Cristina Braga | |
dc.date.accessioned | 2019-11-05T18:38:29Z | |
dc.date.available | 2019-11-05T18:38:29Z | |
dc.date.issued | 2019-09-19 | |
dc.identifier.citation | TAGLIAVINI, Maria Cristina Braga. A formação do pedagogo:a relação entre teoria e prática nas diretrizes curriculares do curso de pedagogia. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12002. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12002 | |
dc.description.abstract | This thesis, presented to the Graduate Program in Education at the Federal University of São Carlos, has as object of study the Curricular Guidelines for the major in Pedagogy, approved in 2006, the Resolution 1, CNE/CP and the Resolution 2, CNE/CP/2015, which also deal with pedagogue education. The aim of this thesis is to understand the history of creation and the development of Pedagogy majors in Brazil, as well as the theoretical-practical clashes concerning the curricular guidelines among educators and education specialists, especially in ANPEd, ANFOPE, ANPAE, ANDES and FORUMDIR. About the typology, this is a historical research, because it's object of study is inserted into a historical treatment of the conceptions and practices of the pedagogue education in Brazil's history of education. It is a bibliographical and documental research, since it seems to analyze what is already produced in different publications and documents (Constitution, Laws, Decrees, Legal Opinions, Resolutions etc). However, it is also an empirical research to the extent that it comes from the observation provided by all my experience in the area. Grounding itself on the results, in the light of the Marxist concept of "social praxis" and omnilateral education, and the concepts by Gramsci, especially the relations between the universal and the particular, his historicist conception of reality, of work as pedagogic principle, and my own experience as a teacher training student in High School, Pedagogy undergraduate student and education professional, the present research points out the limits of the Curricular Guidelines while shows an alternative to make this relation become fruitfully dialectic, forming educators not only instructed and technically competent, but also cult, able to form citizen students who are not passive but apt to take important roles in the society, towards it's transformation.
Keywords: History of Pedagogy in Brazil. Pedagogy Curricular Guidelines. Theory and Practice | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História da pedagogia no Brasil | por |
dc.subject | Diretrizes curriculares da pedagogia | por |
dc.subject | Teoria e prática | por |
dc.subject | History of pedagogy in Brazil | eng |
dc.subject | Pedagogy curricular guidelines | eng |
dc.subject | Theory and practice | eng |
dc.title | A formação do pedagogo:a relação entre teoria e prática nas diretrizes curriculares do curso de pedagogia | por |
dc.title.alternative | Pedagogic Formation: The Relationship Between Theory and Practice in the Pedagogy Course Curriculum Guidelines | eng |
dc.title.alternative | Formation pédagogique: la relation entre théorie et pratique dans le cours de pédagogie | fre |
dc.title.alternative | La formación del pedagogo: la relación entre la teoría y la práctica en las pautas curriculares del curso de pedagogía | spa |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Bittar, Marisa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3059723520472948 | por |
dc.description.resumo | Esta tese, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, tem por objeto as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, aprovadas em 2006, a Resolução 1, CNE/CP e a Resolução 2, CNE/CP/2015, que também tratam da formação de pedagogos. O objetivo da tese é compreender a história da criação e o desenvolvimento dos cursos de Pedagogia no Brasil, bem como os embates teórico-práticos acerca das diretrizes curriculares, entre os educadores e especialistas em educação, especialmente na ANPEd, ANFOPE, ANPAE, ANDES e FORUMDIR. Quanto à tipologia, esta é uma pesquisa histórica, pois o seu objeto insere-se num tratamento histórico das concepções e das práticas da formação do pedagogo na história da educação no Brasil. É uma pesquisa bibliográfica e documental, que busca analisar aquilo que já está produzido em publicações diversas e documentos (Constituição, Leis, Decretos, Pareceres, Resoluções etc.). Mas é também uma pesquisa empírica, na medida em que parte da observação proporcionada por toda a minha experiência na área. Fundamentando-se nos resultados da pesquisa, à luz do conceito marxista de “práxis social” e educação omnilateral e dos conceitos de Gramsci, em especial, das relações entre o universal e o particular, de sua concepção historicista da realidade, do trabalho como princípio pedagógico, e de minha própria experiência de estudante de magistério de Ensino Médio e de Pedagogia e de profissional da educação, a presente pesquisa aponta os limites das Diretrizes Curriculares, ao mesmo tempo em que mostra uma alternativa para que esta relação torne-se fecundamente dialética, formando educadores não apenas instruídos e tecnicamente competentes, mas também cultos, capazes de formar alunos cidadãos que não sejam passivos, e sim aptos a assumirem papéis importantes na sociedade, rumo à sua transformação.
Palavras-chave: História da Pedagogia no Brasil. Diretrizes Curriculares da Pedagogia. Teoria e Prática | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5225447539854964 | por |