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dc.contributor.authorTagliavini, Maria Cristina Braga
dc.date.accessioned2019-11-05T18:38:29Z
dc.date.available2019-11-05T18:38:29Z
dc.date.issued2019-09-19
dc.identifier.citationTAGLIAVINI, Maria Cristina Braga. A formação do pedagogo:a relação entre teoria e prática nas diretrizes curriculares do curso de pedagogia. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12002.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12002
dc.description.abstractThis thesis, presented to the Graduate Program in Education at the Federal University of São Carlos, has as object of study the Curricular Guidelines for the major in Pedagogy, approved in 2006, the Resolution 1, CNE/CP and the Resolution 2, CNE/CP/2015, which also deal with pedagogue education. The aim of this thesis is to understand the history of creation and the development of Pedagogy majors in Brazil, as well as the theoretical-practical clashes concerning the curricular guidelines among educators and education specialists, especially in ANPEd, ANFOPE, ANPAE, ANDES and FORUMDIR. About the typology, this is a historical research, because it's object of study is inserted into a historical treatment of the conceptions and practices of the pedagogue education in Brazil's history of education. It is a bibliographical and documental research, since it seems to analyze what is already produced in different publications and documents (Constitution, Laws, Decrees, Legal Opinions, Resolutions etc). However, it is also an empirical research to the extent that it comes from the observation provided by all my experience in the area. Grounding itself on the results, in the light of the Marxist concept of "social praxis" and omnilateral education, and the concepts by Gramsci, especially the relations between the universal and the particular, his historicist conception of reality, of work as pedagogic principle, and my own experience as a teacher training student in High School, Pedagogy undergraduate student and education professional, the present research points out the limits of the Curricular Guidelines while shows an alternative to make this relation become fruitfully dialectic, forming educators not only instructed and technically competent, but also cult, able to form citizen students who are not passive but apt to take important roles in the society, towards it's transformation. Keywords: History of Pedagogy in Brazil. Pedagogy Curricular Guidelines. Theory and Practiceeng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da pedagogia no Brasilpor
dc.subjectDiretrizes curriculares da pedagogiapor
dc.subjectTeoria e práticapor
dc.subjectHistory of pedagogy in Brazileng
dc.subjectPedagogy curricular guidelineseng
dc.subjectTheory and practiceeng
dc.titleA formação do pedagogo:a relação entre teoria e prática nas diretrizes curriculares do curso de pedagogiapor
dc.title.alternativePedagogic Formation: The Relationship Between Theory and Practice in the Pedagogy Course Curriculum Guidelineseng
dc.title.alternativeFormation pédagogique: la relation entre théorie et pratique dans le cours de pédagogiefre
dc.title.alternativeLa formación del pedagogo: la relación entre la teoría y la práctica en las pautas curriculares del curso de pedagogíaspa
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Bittar, Marisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3059723520472948por
dc.description.resumoEsta tese, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, tem por objeto as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, aprovadas em 2006, a Resolução 1, CNE/CP e a Resolução 2, CNE/CP/2015, que também tratam da formação de pedagogos. O objetivo da tese é compreender a história da criação e o desenvolvimento dos cursos de Pedagogia no Brasil, bem como os embates teórico-práticos acerca das diretrizes curriculares, entre os educadores e especialistas em educação, especialmente na ANPEd, ANFOPE, ANPAE, ANDES e FORUMDIR. Quanto à tipologia, esta é uma pesquisa histórica, pois o seu objeto insere-se num tratamento histórico das concepções e das práticas da formação do pedagogo na história da educação no Brasil. É uma pesquisa bibliográfica e documental, que busca analisar aquilo que já está produzido em publicações diversas e documentos (Constituição, Leis, Decretos, Pareceres, Resoluções etc.). Mas é também uma pesquisa empírica, na medida em que parte da observação proporcionada por toda a minha experiência na área. Fundamentando-se nos resultados da pesquisa, à luz do conceito marxista de “práxis social” e educação omnilateral e dos conceitos de Gramsci, em especial, das relações entre o universal e o particular, de sua concepção historicista da realidade, do trabalho como princípio pedagógico, e de minha própria experiência de estudante de magistério de Ensino Médio e de Pedagogia e de profissional da educação, a presente pesquisa aponta os limites das Diretrizes Curriculares, ao mesmo tempo em que mostra uma alternativa para que esta relação torne-se fecundamente dialética, formando educadores não apenas instruídos e tecnicamente competentes, mas também cultos, capazes de formar alunos cidadãos que não sejam passivos, e sim aptos a assumirem papéis importantes na sociedade, rumo à sua transformação. Palavras-chave: História da Pedagogia no Brasil. Diretrizes Curriculares da Pedagogia. Teoria e Práticapor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5225447539854964por


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