dc.contributor.author | Marques, Danielle Volpian | |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T19:09:49Z | |
dc.date.available | 2019-11-11T19:09:49Z | |
dc.date.issued | 2019-08-29 | |
dc.identifier.citation | MARQUES, Danielle Volpian. Trabalho e educação: o caráter educativo da organização das mulheres do Assentamento Reunidas, Agrovila Campinas em Promissão/SP. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12013. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12013 | |
dc.description.abstract | Within the movement for agrarian reform, women take an active and critical stance against
the hegemony of capital, and against the specificity of the situation of exploitation and
inferiority of women within capitalist society. Exactly in this scenario, a group of women
from Settlement Reunidas, Agrovila Campinas, located in the city of Promissão/SP, decided
to organize in 2011 a group for bread making, called “Flores do Campo”. This paper
investigated the organization of these women emphasizing issues about work and education
present in this process. During the research, in addition to the theoretical foundation, semi-
structured interviews were conducted with participants and former participants of the group,
as well as bibliographical analysis and documents relevant to the study. The work elucidates
about the condition of settled woman and the field work in Agrovila Campinas. An analysis of
the reasons why these women decided to organize themselves, as well as how the group
works. The professionalization of women is discussed in the field of professional education,
bypassing the public policies of professional qualification aimed specifically at rural
women. Factors such as the maintenance of the basic survival conditions of the settled
families, together with the contradictions of the role played by these women, are analyzed in
relation to the group dismantling. An active and fundamental posture of these women in the
dynamics of the lots is evident, which demonstrate to organize themselves in struggle,
searching for recognition and autonomy in a continuous process of adversity and
overcoming. This research sought to contribute and broaden the debate on the condition of
rural women who face several challenges in their daily lives. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mulher rural | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Qualificação profissional | por |
dc.subject | Grupo produtivo | por |
dc.subject | Rural woman | eng |
dc.subject | Work | eng |
dc.subject | Professional qualification | eng |
dc.subject | Productive group | eng |
dc.title | Trabalho e educação: o caráter educativo da organização das mulheres do Assentamento Reunidas, Agrovila Campinas em Promissão/SP | por |
dc.title.alternative | Work and education: the educational character of the women organization of Settlement Reunidas, Agrovila Campinas in Promissão / SP | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Maria Cristina dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1095065753077001 | por |
dc.description.resumo | No interior do movimento pela reforma agrária, as mulheres assumem uma postura ativa e
crítica contra a hegemonia do capital, e contra a especificidade da situação de exploração e
inferiorização da mulher na sociedade capitalista. Exatamente neste cenário que um grupo de
mulheres do Assentamento Reunidas, agrovila Campinas, situado no município de
Promissão/SP, decidiu se organizar em 2011 em um grupo para a fabricação de pães,
denominado “Flores do Campo”. Este trabalho investigou a organização dessas mulheres
enfatizando questões sobre trabalho e educação presentes nesse processo. Durante a pesquisa,
além da fundamentação teórica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com
participantes e ex-participantes do grupo, bem como análises de bibliografia e documentos
pertinentes ao estudo. O trabalho elucida a condição de mulher assentada e o trabalho no
campo na Agrovila Campinas. É feito uma análise sobre os motivos pelos quais essas
mulheres decidiram se organizar, bem como sobre o funcionamento do grupo. A
profissionalização das mulheres é discutida no campo da educação profissional, perpassando
as políticas públicas de qualificação profissional voltadas especificamente às mulheres rurais.
Fatores como a manutenção das condições básicas de sobrevivência das famílias assentadas,
junto às contradições do papel desempenhado por essas mulheres são analisados em relação
ao desmonte do grupo. Evidencia-se uma postura ativa e fundamental dessas mulheres na
dinâmica dos lotes, que demonstram se organizar na busca por reconhecimento e autonomia
num processo contínuo de adversidades e superações. Esta pesquisa procurou contribuir e
ampliar o debate sobre a condição da mulher rural assentada, que enfrenta diversos desafios
no seu cotidiano. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1448630405669002 | por |