dc.contributor.author | Salerno, Iasha Nur Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T18:54:27Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T18:54:27Z | |
dc.date.issued | 2019-06-28 | |
dc.identifier.citation | SALERNO, Iasha Nur Oliveira. Trajetórias femininas musicadas pelo brega: análise dos filmes O Céu de Suely, de Karim Ainouz (2006) e Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro (2013). 2019. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12033. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12033 | |
dc.description.abstract | Starting from two films, O Céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006) and Amor, Plástico e Barulho (Renata Pinheiro, 2013) the present work sought to investigate how the brega (tacky) songs chosen for the soundtrack relate to the protagonists, what this match produces, what it reveals about these three women: Hermila, Jaque and Shelly. Thus, we propose to analyze this relationship by observing and listening to the text and sound of these songs, the way that the female bodies respond to stimuli evoked by the songs, how the camera captures and behaves in front of these moments (in which the songs are present), the relationship between music and the filmic space, the conjugations with other aesthetic elements that make up a certain brega (tacky) visuality and which symbolisms are created from the way the songs are inserted in the narrative. Among the paths taken, we draw a brief historical and aesthetic overview of brega music, its relationship with melodrama and romantic love. Besides that, we woven reflections on the body and gender studies in order to tailor these themes to the filmic and musical analysis that underline the job. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música e Cinema | por |
dc.subject | Música Brega | por |
dc.subject | “O Céu de Suely” | por |
dc.subject | “Amor, Plástico e Barulho” | por |
dc.subject | Análise Fílmica | por |
dc.subject | Estudos de Gênero | por |
dc.subject | Films and Music | eng |
dc.subject | Brega Music | eng |
dc.subject | Gender Studies | eng |
dc.title | Trajetórias femininas musicadas pelo brega: análise dos filmes O Céu de Suely, de Karim Ainouz (2006) e Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro (2013) | por |
dc.title.alternative | Female trajectories musicalized by brega music: analysis of the movies O Céu de Suely (Karim Ainouz, 2006) and Amor, Plástico e Barulho (Renata Pinheiro, 2013) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Suzana Reck | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8566012598222563 | por |
dc.description.resumo | Partindo de dois filmes, O Céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006) e Amor, Plástico e Barulho (Renata Pinheiro, 2013) o presente trabalho buscou investigar de que maneira as canções bregas escolhidas para a trilha musical relacionam-se com as protagonistas, o que esse encontro produz, o que revela sobre essas três mulheres: Hermila, Jaque e Shelly. Assim, nos propomos a analisar essa relação observando e escutando o texto e a sonoridade destas canções, a maneira como os corpos femininos respondem a estímulos evocados pelas canções, como a câmera capta e se comporta diante desses momentos (nos quais as canções estão presentes), a relação entre a música e o espaço fílmico, as conjugações com outros elementos estéticos que compõem uma certa visualidade brega e quais os simbolismos criados a partir da maneira como as canções estão inseridas na narrativa. Dentre os caminhos tomados, traçamos um breve panorama histórico e estético da música brega bem como da sua relação com o melodrama e o amor romântico. Além disso, tecemos reflexões acerca do corpo e dos estudos de gênero com o intuito de costurar esses temas às análises fílmicas e musicais que sublinham o trabalho. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9846668833032956 | por |