Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorNogueira, Carolina de Luca Menezes
dc.date.accessioned2019-11-28T13:18:16Z
dc.date.available2019-11-28T13:18:16Z
dc.date.issued2019-09-20
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Carolina de Luca Menezes. Possibilidades e desafios na contextualização dos conteúdos de física do ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12081.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12081
dc.description.abstractThis work has as presupposition that the teaching of physics can train students to prepare them for work and citizenship, since it allows to relate the contents and physical phenomena with the reality of the students, making them critical and responsible so that they can make decisions scientifically and technologically. Thus, characterizing the contextualization of teaching as a possibility to lead the student to a citizenship education through teaching physics concepts linked to their experience and being thought as a pedagogical resource or as a guiding principle of the teaching and learning process we elaborated an experimental contextualized research activity and a stimulated interview in order to analyze the relationship that students establish with the contextualization of contents from an investigative activity and how they perceive the aspects of contextualization within the discipline. The activity was applied to students of the 1st year of high school of a public school in the city of São Carlos. The research has a qualitative methodological character and, for data analysis, significant parts of Content Analysis were used, in which categories were created that best represented the students' relationship with the contextualization during the activity. We realize that curricular content has a difficulty in bringing school knowledge closer to students 'curiosities and that there is a challenge in physics classes to identify students' needs and curiosities in order to articulate them with curriculum content.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectAtividade investigativapor
dc.subjectContextualizationeng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectInvestigative activityeng
dc.titlePossibilidades e desafios na contextualização dos conteúdos de física do ensino médiopor
dc.title.alternativePossibilities and challenges in the contextualization of high school physics contenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Julio, Josimeire Meneses
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8805879632103815por
dc.description.resumoEste trabalho tem como pressuposto que o ensino de Física pode formar educandos visando a prepará-los para o trabalho e cidadania, visto que permite relacionar os conteúdos e os fenômenos físicos com a realidade dos alunos, tornando-os críticos e responsáveis de modo que possam tomar decisões de modo científico-tecnológico. Sendo assim, caracterizando a contextualização do ensino como uma possibilidade de levar o aluno à uma educação para a cidadania por meio de ensinar conceitos de Física ligados à vivência dos mesmos, e sendo pensada como recurso pedagógico ou como princípio norteador do processo de ensino e de aprendizagem, elaboramos uma atividade experimental de investigação contextualizada e uma entrevista estimulada com a finalidade de analisar a relação que os alunos estabelecem com a contextualização dos conteúdos a partir de uma atividade investigativa e como eles percebem os aspectos de contextualização dentro da disciplina. A atividade foi aplicada aos alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de São Carlos. A pesquisa possui caráter metodológico qualitativo e para análise dos dados foram utilizadas partes significativas de Análise de Conteúdo, em que foram criadas categorias que melhor representassem a relação dos alunos com a contextualização durante a atividade. Percebemos que o conteúdo curricular possui uma dificuldade em aproximar o conhecimento escolar com as curiosidades dos alunos e que existe um desafio nas aulas de Física, o de identificar as necessidades e curiosidades dos alunos para poder articulá-las ao conteúdo curricular.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6760754557053138por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil