Show simple item record

dc.contributor.authorBraga, Andréia Barboza
dc.date.accessioned2019-12-03T14:36:13Z
dc.date.available2019-12-03T14:36:13Z
dc.date.issued2019-09-14
dc.identifier.citationBRAGA, Andréia Barboza. Professoras de berçário: uma análise sobre os saberes que embasam suas práticas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12103.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12103
dc.description.abstractImportant studies indicate that in the context of teacher education for basic education aimed at acting in early childhood education and early grades, discussions are prioritized in the curriculum as actions for literacy and acting focused on elementary school, leaving the specifics of the first stage of education relegated to the second place. Thus, issues involving teacher education and teaching with the baby classes are in need of further study. Thus, we sought to carry out reserache on the theme of teaching knowledge and the reflection of this knowledge in the pedagogical practices developed by teachers who work in nurseries. In this sense, this study aimed to understand which kind of the knowledge are mobilized in the pedagogical practices of nursery teachers of a municipal school system in the interior of São Paulo. This work is based on studies that discuss the teaching professional's knowledge, his identity, the teachers' practices and the relationship with the curriculum and also the knowledge of the pedagogical action. It was also sought theoretical support from authors in the area of early childhood education to discuss the daily work of teachers. For this study, a qualitative research was chosen and an exploratory and descriptive study was developed. The development of this study was attended by thirty-one professionals who work in nursery rooms, known as Phase I. identity Profile; Teaching Professionality; Pedagogical practices; Teacher Knowledge; Conceptions of Caring, Educating and Playing; Initial and Continuing Formation. The main results point out that these kindergarten teachers consider as necessary knowledge to act in these spaces the articulation of knowledge and theoretical contents acquired in the institutional formative processes, but they highlight some gaps arising from the initial formation courses in relation to the specific work with the teaching of babies. Thus, they reveal that practical experience in schools is another source of construction of this knowledge, which is added together with a constant articulation of these different sources, recognizing that the construction of knowledge takes place throughout life, since we always learn in a process continuous personal training which is not detached from the professional.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectProfessora de berçáriopor
dc.subjectSaberespor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectNurseryeng
dc.subjectDaycare teacherseng
dc.subjectknowledgeeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleProfessoras de berçário: uma análise sobre os saberes que embasam suas práticaspor
dc.title.alternativeNursery teachers: an analysis about knowledge that supports your practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Onofre, Márcia Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7176529351192598por
dc.description.resumoImportantes estudos apontam que no contexto da formação de docentes para a educação básica destinada a atuação na Educação Infantil e séries iniciais, são priorizadas nos currículos discussões quanto ações para a alfabetização e atuação com foco no ensino fundamental, deixando as especificidades da primeira etapa da educação relegada a segundo plano. Dessa forma, as questões que envolvem a formação de professores e atuação na educação escolar com turmas de bebês se torna carente de mais estudos. Buscou-se assim, realizar trabalho científico sobre a temática dos saberes docentes e do reflexo desses saberes nas práticas pedagógicas desenvolvidas por professores que atuam em berçários. Nesse sentido, esse estudo objetivou compreender quais saberes embasam as práticas pedagógicas das professoras de berçário de uma rede municipal de ensino no interior paulista. Este trabalho tem como base estudos que discutem os saberes do profissional docente, sua identidade, sobre as práticas dos professores e a relação com o currículo e também sobre os conhecimentos do saber da ação pedagógica. Buscou-se também aporte teórico de autores da área da educação infantil para discutir sobre o cotidiano do trabalho das professoras. Para a realização deste estudo optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo e desenvolvido um estudo exploratório-descritivo. O desenvolvimento desse estudo contou com a participação de trinta e uma profissionais que atuam em salas de berçário, denominadas como Fase I. Como instrumento de coleta foram utilizados questionários online e impressos com questões relacionadas aos seguintes eixos de análise: Perfil Indenitário; Profissionalidade Docente; Práticas Pedagógicas; Saberes Docentes; Concepções sobre Cuidar Educar Brincar; Formação Inicial e Continuada. Os principais resultados apontam que essas professoras e educadoras de Creche consideram como saberes necessários para a atuação nesses espaços a articulação de conhecimentos e conteúdos teóricos adquiridos nos processos formativos institucionais, porém destacam algumas lacunas vindas dos cursos de formação inicial em relação ao trabalho específico com os bebês. Assim, revelam que a experiência prática nas escolas se constituem como outra fonte de construção desses saberes, que são somados ocorrendo uma constante articulação dessas diferentes fontes, reconhecem que a construção dos saberes se dão ao longo da vida, visto que aprendemos sempre em um processo continuo de formação pessoal o qual não se desvincula da profissional.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0197741944995780por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil