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dc.contributor.authorMaia, Maria Claudia Zaratini
dc.date.accessioned2020-01-23T14:13:45Z
dc.date.available2020-01-23T14:13:45Z
dc.date.issued2019-10-30
dc.identifier.citationMAIA, Maria Claudia Zaratini. Direito é luta: o legado do Pronera para uma educação socialmente referenciada. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12162.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12162
dc.description.abstractThis thesis deals with the right of the rural population to education, especially the access to higher education in law courses, through the public policy called Pronera - National Program of Education in Agrarian Reform. Pronera It was created by the social movements of the countryside. In 2006, started the first law course through Pronera, at the Federal University of Goiás, with formation of the first class in 2012. In 2013, two new classes began in the State of Bahia. In addition to the three groups mentioned, there are three other Pronera Law classes in progress, one at the Federal University of Paraná, the other at the Federal University of Goiás and the Federal University of South and Southeast Pará. The research analyzes these courses and their impact. in guaranteeing the rights of the rural population, if they have the possibility to train organic professionals to their social classes and if the specificities of the Course can contribute to legal education. To this end, a bibliographic and documentary research and interviews were conducted with the coordinators and students of the courses. The method used was dialectical historical materialism, more suitable for understanding concrete reality. The conclusions are that the courses make possible the access to the Law Course for the rural population, despite the small number of vacancies still offered, and the difficulties still faced, with the pedagogy of alternation and the limitation of resources, which contribute to there is counter-hegemonic legal education, as opposed to traditional legal education, which has the possibility of training organic professionals to their social classes, committed to the realization of rights and social justice.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito à educação no campopor
dc.subjectCursos de direito do Pronerapor
dc.subjectEducação jurídicapor
dc.subjectRight to rural educationeng
dc.subjectCourses of law of the Proneraeng
dc.subjectLegal educationeng
dc.titleDireito é luta: o legado do Pronera para uma educação socialmente referenciadapor
dc.title.alternativeRight is struggle: the legacy of Pronera for a socially referenced educationeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Bezerra Neto, Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809080593333472por
dc.description.resumoA tese trata do direito da população do campo à educação, especialmente o acesso à etapa superior da educação, em cursos de Direito, por meio da política pública denominada Pronera – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. O Pronera foi criado por reivindicação dos movimentos sociais do campo. No ano de 2006, iniciou o primeiro curso de Direito por meio do Pronera, na Universidade Federal de Goiás, com formação da primeira turma em 2012. Em 2013 iniciaram duas novas turmas no Estado da Bahia. Além das três turmas mencionadas, há mais três turmas de Direito do Pronera em andamento, uma na Universidade Federal do Paraná, outra na Universidade Federal de Goiás e na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. A pesquisa analisa os referidos cursos e seu impacto na garantia de direitos da população do campo, se eles têm possibilidade de formar profissionais orgânicos às suas classes sociais e se as especificidades do Curso podem contribuir para a educação jurídica. Para tanto foi realizada pesquisa bibliográfica e documental e entrevistas com os coordenadores e estudantes dos cursos. O método utilizado foi o materialismo histórico dialético, mais adequado para compreensão da realidade concreta. As conclusões são que os cursos concretizam a possibilidade de acesso ao Curso de Direito à população do campo, apesar da pequena quantidade de vagas ainda oferecidas, e das dificuldades ainda enfrentadas, com a pedagogia da alternância e a limitação de recursos, que contribuem para que exista educação jurídica contra-hegemônica, em contraposição à educação jurídica tradicional, e que tem possibilidade de formar profissionais orgânicos às suas classes sociais, comprometidos com a concretização de direitos e justiça social.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5811576326229195por


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