dc.contributor.author | Miranda, Kátia Aparecida da Silva Nunes | |
dc.date.accessioned | 2020-01-27T19:30:50Z | |
dc.date.available | 2020-01-27T19:30:50Z | |
dc.date.issued | 2019-02-22 | |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Kátia Aparecida da Silva Nunes. Significados e sentidos dos processos educativos vivenciados pelos jovens em situação de privação de liberdade no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá/MT. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12174. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12174 | |
dc.description.abstract | This study attempts to understand the meaning and the sense of a Socio educative Measures
Program, from the arrested teenagers’ perspective, at the Socioeducational Correctional Center
in Cuiabá-MT, on males’ confinement, located at Pomeri complex, institution linked to the
Justice and Human Rights Secretariat (SEJUDH/MT in Portuguese). The Socio Educative
Measures Program has a social and pedagogical character, that is, educational and social, in
order to promote the youngsters’ personal development, so that they are able to build another
life project. The questions that guides this investigation are: how do arrested teenagers signify
the educational processes they experience and which expectations do they manifest for social
practices on the Socioeducational Correctional Center? This study’s theoretical reference is
anchored in authors such as: Freire, Fairclough and Costa, among others who share the
relationship between world view, of being human and of education as theoretical fundaments.
This study is of qualitative approach and the following methodological resources were used:
data collection during conversation rounds. The interactions’ records happened during the
workshops by using field notes organized on a field journal. Analyses’ results show, through
the youngsters’ speech, the dialogical relationship and the socio educational action, the
ambivalent representations of the educational processes experienced by the youngsters and the
expectations they manifested. The youngsters’ speech showed how they mean the educative
processes, what it is like to do time, and it shows paths which may contribute to the Socio
Educational Measures Program from Mato Grosso state, at the building of alternatives so that
they can approach the youngsters and to offer activities which have talks with their daily lives,
their expectations and interests, with the objective to overcome and to ressignify their lives. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jovens em privação de liberdade | por |
dc.subject | Processos educativos em programas de medidas socioeducativas | por |
dc.subject | Educação e socioeducação | por |
dc.subject | Arrested teenagers | eng |
dc.subject | Educational processes in socio educational measures programs | eng |
dc.subject | Education and socio education | eng |
dc.title | Significados e sentidos dos processos educativos vivenciados pelos jovens em situação de privação de liberdade no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá/MT | por |
dc.title.alternative | Meanings and senses of educational processes experienced by arrested teenagers at Socioeducational Correctional Center in Cuiabá/MT | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Onofre, Elenice Maria Cammarosano | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9391211432183878 | por |
dc.description.resumo | Este estudo busca compreender o significado e o sentido do Programa de Medidas
Socioeducativas, na perspectiva dos jovens em situação de privação de liberdade, no Centro de
Atendimento Socioeducativo de Cuiabá/MT, na internação masculina, localizado no Complexo
Pomeri, instituição vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Mato
Grosso – SEJUDH/MT. O Programa de Medidas Socioeducativas possui um caráter
sociopedagógico, ou seja, educativo e social, com vista à promoção do desenvolvimento pessoal
dos jovens, para que tenham possibilidade de construir outro projeto de vida. A questão que
orienta a investigação é: como os jovens em situação de privação de liberdade significam os
processos educativos que vivenciam e quais expectativas manifestam para as práticas sociais
no Centro de Atendimento Socioeducativo? O referencial teórico do estudo está ancorado em
autores como: Freire, Fairclough e Costa, entre outros que compartilham a inter-relação entre
visão de mundo, de ser humano e de educação como fundamentos teóricos. O estudo é de
natureza qualitativa e foram utilizados como recursos metodológicos de coleta de dados rodas
de conversa, os registros das interações aconteceram durante as oficinas temáticas por meio de
notas de campo organizadas em diários de campo. Os resultados das análises anunciam, por
meio das falas dos jovens, a relação dialógica e a ação socioeducativa, as representações
ambivalentes dos processos educativos vivenciados pelos jovens e expectativas manifestadas.
As falas dos jovens demonstraram como significam os processos educativos, o que é cumprir
uma medida socioeducativa de privação de liberdade e apontam caminhos que podem contribuir
com o Programa de Medidas Socioeducativas de Mato Grosso, na construção de alternativas
para deles se aproximar e ofertar atividades que dialoguem com o seu cotidiano, suas
expectativas e interesses, visando superação e ressignificação para suas vidas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8083327399295978 | por |