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dc.contributor.authorMiranda, Kátia Aparecida da Silva Nunes
dc.date.accessioned2020-01-27T19:30:50Z
dc.date.available2020-01-27T19:30:50Z
dc.date.issued2019-02-22
dc.identifier.citationMIRANDA, Kátia Aparecida da Silva Nunes. Significados e sentidos dos processos educativos vivenciados pelos jovens em situação de privação de liberdade no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá/MT. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12174.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12174
dc.description.abstractThis study attempts to understand the meaning and the sense of a Socio educative Measures Program, from the arrested teenagers’ perspective, at the Socioeducational Correctional Center in Cuiabá-MT, on males’ confinement, located at Pomeri complex, institution linked to the Justice and Human Rights Secretariat (SEJUDH/MT in Portuguese). The Socio Educative Measures Program has a social and pedagogical character, that is, educational and social, in order to promote the youngsters’ personal development, so that they are able to build another life project. The questions that guides this investigation are: how do arrested teenagers signify the educational processes they experience and which expectations do they manifest for social practices on the Socioeducational Correctional Center? This study’s theoretical reference is anchored in authors such as: Freire, Fairclough and Costa, among others who share the relationship between world view, of being human and of education as theoretical fundaments. This study is of qualitative approach and the following methodological resources were used: data collection during conversation rounds. The interactions’ records happened during the workshops by using field notes organized on a field journal. Analyses’ results show, through the youngsters’ speech, the dialogical relationship and the socio educational action, the ambivalent representations of the educational processes experienced by the youngsters and the expectations they manifested. The youngsters’ speech showed how they mean the educative processes, what it is like to do time, and it shows paths which may contribute to the Socio Educational Measures Program from Mato Grosso state, at the building of alternatives so that they can approach the youngsters and to offer activities which have talks with their daily lives, their expectations and interests, with the objective to overcome and to ressignify their lives.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJovens em privação de liberdadepor
dc.subjectProcessos educativos em programas de medidas socioeducativaspor
dc.subjectEducação e socioeducaçãopor
dc.subjectArrested teenagerseng
dc.subjectEducational processes in socio educational measures programseng
dc.subjectEducation and socio educationeng
dc.titleSignificados e sentidos dos processos educativos vivenciados pelos jovens em situação de privação de liberdade no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá/MTpor
dc.title.alternativeMeanings and senses of educational processes experienced by arrested teenagers at Socioeducational Correctional Center in Cuiabá/MTeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Onofre, Elenice Maria Cammarosano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9391211432183878por
dc.description.resumoEste estudo busca compreender o significado e o sentido do Programa de Medidas Socioeducativas, na perspectiva dos jovens em situação de privação de liberdade, no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá/MT, na internação masculina, localizado no Complexo Pomeri, instituição vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso – SEJUDH/MT. O Programa de Medidas Socioeducativas possui um caráter sociopedagógico, ou seja, educativo e social, com vista à promoção do desenvolvimento pessoal dos jovens, para que tenham possibilidade de construir outro projeto de vida. A questão que orienta a investigação é: como os jovens em situação de privação de liberdade significam os processos educativos que vivenciam e quais expectativas manifestam para as práticas sociais no Centro de Atendimento Socioeducativo? O referencial teórico do estudo está ancorado em autores como: Freire, Fairclough e Costa, entre outros que compartilham a inter-relação entre visão de mundo, de ser humano e de educação como fundamentos teóricos. O estudo é de natureza qualitativa e foram utilizados como recursos metodológicos de coleta de dados rodas de conversa, os registros das interações aconteceram durante as oficinas temáticas por meio de notas de campo organizadas em diários de campo. Os resultados das análises anunciam, por meio das falas dos jovens, a relação dialógica e a ação socioeducativa, as representações ambivalentes dos processos educativos vivenciados pelos jovens e expectativas manifestadas. As falas dos jovens demonstraram como significam os processos educativos, o que é cumprir uma medida socioeducativa de privação de liberdade e apontam caminhos que podem contribuir com o Programa de Medidas Socioeducativas de Mato Grosso, na construção de alternativas para deles se aproximar e ofertar atividades que dialoguem com o seu cotidiano, suas expectativas e interesses, visando superação e ressignificação para suas vidas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8083327399295978por


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