dc.contributor.author | Moreira, Murilo César | |
dc.date.accessioned | 2020-03-19T12:04:09Z | |
dc.date.available | 2020-03-19T12:04:09Z | |
dc.date.issued | 2020-02-21 | |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Murilo César. Investigando vieses de gênero a respeito de profissões entre alunos das áreas de ciências exatas e humanas. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12340. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12340 | |
dc.description.abstract | Gender stereotypes affect both men and women since childhood. While men may be more often associated with Science, Technology, Engineering, and Math (STEM) careers, women tend to associated with careers related to nurturing and caring. The present research aimed to use an explicit scale and an IRAP to investigate how the gender-career relational pattern could vary for Brazilian college students following their gender and career. Both instruments included as stimuli names of stereotypically regarded as "male" or as "female" careers (pedagogy, nursing, fashion, nutrition, and psychology) and words describing gender. Participants were divided into four groups (men and women from humanities and STEM careers). They performed an IRAP task regarding gender and careers and then filled an explicit scale. A significant pro-male-STEM bias emerged for all groups, except the STEMfemale group, which was the only group showing a significant pro-female-STEM bias (p<.05) and a significant difference from the other 3 groups. The significant pro-male-careers regarded as male bias was especially stronger among STEM-male students but also found in male-humanities and female-humanities groups. In the explicit scales, participants showed a tendency to select a more neutral position (i.e., not classifying careers as "male" or "female"), especially among careers commonly viewed as more "masculine". Considering the participants as single group, correlations were found only between explicit evaluations for the careers more often seen as male and the female-careers regarded as male trial-type indicating that the more a career was explicitly evaluated as male, the more the trial type "STEM Female" was considered "false". | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cognição implícita | por |
dc.subject | IRAP | por |
dc.subject | Estereótipos de gênero | por |
dc.subject | Carreiras STEM | por |
dc.subject | Implicit cognition | eng |
dc.subject | Gender stereotypes | eng |
dc.subject | STEM careers | eng |
dc.subject | ciências exatas | por |
dc.title | Investigando vieses de gênero a respeito de profissões entre alunos das áreas de ciências exatas e humanas | por |
dc.title.alternative | Investigating gender biases towards careers among students from humanities and STEM careers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Rose, Julio Cesar Coelho de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3386857761295187 | por |
dc.description.resumo | Os estereótipos de gênero presentes na cultura afetam homens e mulheres desde a infância.
Enquanto os homens tendam a ser mais frequentemente relacionados às carreiras de Ciência,
Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), mulheres tendem a ser relacionadas a
carreiras relacionadas a cuidado com o outro. A presente pesquisa teve como objetivo utilizar
uma escala explícita e o IRAP (Procedimento de Avaliação Relacional Implícita) para
investigar como o padrão relacional entre gênero e profissões pode variar entre estudantes
universitários brasileiros de acordo com seu gênero e carreira. Ambos os instrumentos
incluíram nomes das carreiras de exatas e STEM (i.e, estereotipadas como carreiras
"masculinas"), carreiras estereotipadas como "femininas" (pedagogia, enfermagem, moda,
nutrição e psicologia) e palavras que descreviam gênero como estímulos. Os participantes
foram distribuídos em quatro grupos (homens e mulheres de humanidades e carreiras STEM).
Eles realizaram um IRAP sobre a relação entre gênero e carreiras e, em seguida, preencheram
uma escala explícita. Um viés significativo pró-homens-profissões consideradas “masculinas”
foi observado em todos os grupos, exceto o grupo STEM-feminino, o único grupo a
apresentar um viés pró-mulheres-profissões consideradas “masculinas” (p<0,05) com uma
diferença significativa em relação aos demais. O viés pró-homem-profissões consideradas
masculinas foi mais expressivo entre estudantes de STEM, mas também foi encontrado nos
grupos de humanidades masculino e feminino. Nas escalas explícitas, participantes mostraram
tendência a não classificar carreiras como "masculino" ou "feminino" expressivamente,
especialmente entre carreiras comumente vistas como mais "masculinas". Foram encontradas
correlações entre avaliações explícitas de carreiras mais frequentemente vistas como
masculinas e o tipo de tentativa mulheres-STEM, indicando que quanto mais uma carreira foi
avaliada explicitamente como masculina, maior foi o viés implícito mulher-STEM-falso. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES/PROEX: 88887.368414/2019-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7748343932070188 | por |