dc.contributor.author | Folegatti, Carla Viviani Silveira | |
dc.date.accessioned | 2020-03-23T11:57:47Z | |
dc.date.available | 2020-03-23T11:57:47Z | |
dc.date.issued | 2020-03-06 | |
dc.identifier.citation | FOLEGATTI, Carla Viviani Silveira. Interculturalidade e prática docente Pataxó. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12351. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12351 | |
dc.description.abstract | This research aims to investigate the pedagogical practices of teachers at the Pataxó Boca da Mata Indigenous School, TI Barra Velha, Porto Seguro, Bahia, in the possibility of understanding how intercultural proposals are presented in this context and how they contribute with the community involved. As a way to achieve the proposed objectives, the research was defined as qualitative, carried out through a unique case study, theoretically based on the proposals for intercultural education in the Latin American context and characterized as a space for the struggle of indigenous peoples for social justice, a place of affirmation of identity, resistance, recognition and movement. As a case study, the research used semi-structured interviews and discussion group for data collection, being the objectives, to understand the concepts of interculturality and the possibilities and obstacles of the proposals present in the individual and collective teaching practices; analyze the relationship of dialogue between scientific knowledge and traditional knowledge and; investigate with teachers the depth and complexity of their contributions to the process of recognition, autonomy and cultural preservation of their community. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação escolar indígena | por |
dc.subject | Interculturalidade | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Reconhecimento | por |
dc.subject | Preservação cultural | por |
dc.subject | Indigenous school education | eng |
dc.subject | Interculturality | eng |
dc.subject | Autonomy | eng |
dc.subject | Recognition | eng |
dc.subject | Cultural preservation | eng |
dc.title | Interculturalidade e prática docente Pataxó | por |
dc.title.alternative | Interculturality and teaching pratice Pataxó | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Reyes, Cláudia Raimundo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5187942717120318 | por |
dc.description.resumo | O estudo proposto nesta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas dos docentes da Escola Indígena Pataxó Boca da Mata, TI Barra Velha, município de Porto Seguro, Bahia, na possibilidade de se compreender como as propostas de interculturalidade se apresentam neste contexto e como contribuem com comunidade envolvida. Como caminho para atingirmos os objetivos propostos a pesquisa se definiu como qualitativa, realizada através de um estudo de caso único, teoricamente embasada nas propostas de uma educação intercultural no contexto América Latina e caracterizada como espaço de luta dos povos indígenas pela justiça social, local de afirmação de identidade, resistência, reconhecimento e movimento. Como estudo de caso, a pesquisa utilizou para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e grupo de discussão, sendo os objetivos, compreender as concepções de interculturalidade e, as possibilidades e entraves das propostas presentes nas práticas docentes individuais e coletivas; analisar a relação de diálogo entre conhecimento científico e conhecimento tradicional e; investigar junto aos professores a profundidade e a complexidade de suas contribuições nos processos de reconhecimento, autonomia e preservação cultural de sua comunidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd | |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1255399364078691 | por |