Show simple item record

dc.contributor.authorAraripe, Evelyn de Oliveira
dc.date.accessioned2020-03-27T17:10:37Z
dc.date.available2020-03-27T17:10:37Z
dc.date.issued2020-02-19
dc.identifier.citationARARIPE, Evelyn de Oliveira. Metodologia estrangeira, prática brasileira? Análise das ações da plant-for-the-planet no Brasil para o ensino das mudanças climáticas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12368.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12368
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze in a critical way the potentialities and the gaps of the methodology of the German organization Plant-for-the-Planet in Brazil to teach climate change to Brazilian children and youngsters. Therefore, twenty-nine children, teenagers and youngsters who had already participated in some activities of the organization in the cities of Araranguá/SC, Mariana/MG and Salvador/BA were interviewed by survey and group interview. It was observed socio-economical aspects of the audience attended by the organization, their previous knowledge about climate change before participating in the activities organized by Plant-for-the-Planet (named Academies), and the learning acquired in an Academy. Among the results, it was noticed that most of the participants had learned about climate change in Science classes. Outside the school, they have learned about this topic mainly by television or at home by talking with their parents. Even after a Plant-for-the-Planet's Academy, where they had participated in a tree planting action, the participants had difficulties in naming tree species, and most tree species mentioned were fruit trees (association with food). The knowledge of the participants about climate change kept superficial after the Academy, but the life story of the young boy Felix Finkbeiner, founder of Plant-for-the-Planet, is memorized and inspiring for those children, teenagers and youngsters. Consequently, one conclusion is that the use of role models is a strong aid in teaching about climate change. And it is proposed that a role model closer to the participant’s realities and nationality will most likely have an even higher impact. Another proposal based on the data collected is to intensify the teaching about tree species at schools, using the agroforests in the proximity of the schools as an aid for continuous learning and to raise awareness on topics related to climate education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMudanças climáticaspor
dc.subjectEducação ambiental críticapor
dc.subjectEducação climáticapor
dc.subjectAgroflorestapor
dc.subjectÁrvorespor
dc.subjectClimate changeeng
dc.subjectClimate educationeng
dc.subjectCritical environmental educationeng
dc.subjectTreeseng
dc.subjectAgroforesteng
dc.titleMetodologia estrangeira, prática brasileira? Análise das ações da plant-for-the-planet no Brasil para o ensino das mudanças climáticaspor
dc.title.alternativeForeign methodology, brazilian practice? Analysis of plant-for-the-planet's actions in Brazil to teach climate changeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zuin, Vânia Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5265150425993880por
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação de mestrado é analisar de maneira crítica as potencialidades e lacunas da metodologia da organização de origem alemã Plant-for-the-Planet no Brasil para o ensino de mudanças climáticas às crianças e aos jovens brasileiros. Para isso foram entrevistadas por questionário e entrevistas em grupo vinte e nove crianças, adolescentes e jovens que participaram das atividades da organização nas cidades de Araranguá/SC, Mariana/MG e Salvador/BA. Observou-se desde aspectos socioeconômicos do público atendido pela organização, seus conhecimentos prévios sobre as mudanças climáticas antes de participarem das atividades propostas pela Plant-for-the-Planet (denominadas Academias) até o aprendizado adquirido pós-Academia. Entre os resultados, percebeu-se que a maioria dos participantes diz aprender sobre as mudanças climáticas nas aulas de ciências. Fora da escola, eles aprenderam sobre esse tópico principalmente pela televisão e ou em casa através de conversas com seus pais. Mesmo após uma Academia da Plant-for-the-Planet, onde participaram de um plantio florestal, os participantes tiveram dificuldades em nomear espécies arbóreas, recorrendo na maioria das vezes a espécies frutíferas (associação com alimento). O conhecimento dos participantes sobre mudanças climáticas seguiu superficial após a Academia, mas a história do garoto alemão, Felix Finkbeiner, fundador da Plant-for-the-Planet, é memorizada e inspiradora às crianças, adolescentes e jovens participantes. Logo, uma das conclusões é que o uso de modelos a serem seguidos é uma importante ferramenta para ensinar sobre mudanças climáticas. Para isso, propõe-se que seja reforçado o uso de personagens para se ensinar as mudanças climáticas a esse público, mas valorizando também figuras nacionais e/ou próximas à realidade dos participantes. Também, com base nos dados, propõe-se um trabalho mais incisivo no ensino sobre as espécies arbóreas, sendo as agroflorestas no entorno das escolas uma opção para o aprendizado contínuo e reflexivo sobre as questões relacionadas à educação climática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7312438421436435por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil