Mostrar el registro sencillo del ítem
Jogos no ensino de matemática: um estudo de teses e dissertações com a perspectiva histórico-cultural
dc.contributor.author | Gomes, Ana Karina Marmorato | |
dc.date.accessioned | 2020-03-30T12:51:00Z | |
dc.date.available | 2020-03-30T12:51:00Z | |
dc.date.issued | 2017-06-26 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Ana Karina Marmorato. Jogos no ensino de matemática: um estudo de teses e dissertações com a perspectiva histórico-cultural. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12376. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12376 | |
dc.description.abstract | This research presents a result from the enquiry and assay of thesis about the using games when teaching math on a historical and cultural perspective. It was accomplished a list of published books at the math education field, database of thesis and essays made between 1994 and 2016, studied according to: date, academic degree, foundation, zone, school level, focus on education, topic structure and types of game. It was analyzed the main trends and found gaps, with the purpose of new studies. Most of the production was made at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) and at the Universidade de São Paulo (USP). The master focus of this research it was the Elementary School. Based on topic structures and types of games, we notice that the most used it was natural numbers operations and board, computer, bowling and card games. It was also studied the possible contribution and hints of the use of games when teaching math on a historical and culture perspective at Education Basis. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Perspectiva histórico-cultural | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Estado da arte da pesquisa | por |
dc.subject | Game | eng |
dc.subject | Historical and cultural perspective | eng |
dc.subject | Math | eng |
dc.subject | State of art research | eng |
dc.title | Jogos no ensino de matemática: um estudo de teses e dissertações com a perspectiva histórico-cultural | por |
dc.title.alternative | Games in mathematics teaching: a study of theses and dissertations with a historical-cultural perspective | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bretones, Paulo Sérgio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0016646045895716 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta o resultado de um levantamento e uma análise de teses e dissertações que tratam de jogos no ensino de matemática na perspectiva histórico-cultural. Para isto realizou-se um levantamento de literatura publicada na área de educação matemática, bancos de teses e dissertações de universidades e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram localizadas 33 teses e dissertações produzidas entre 1994 e 2016 que foram analisadas segundo os seguintes descritores: data, grau de titulação acadêmica, instituição de origem, região, nível de ensino, foco de estudo em educação, temas estruturadores e tipos de jogos. Foram analisadas as principais tendências e identificadas lacunas da produção visando possibilidades de novos estudos. A maioria das produções foi feita na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade de São Paulo (USP). O nível de ensino mais abordado foi o Ensino Fundamental 1. Com relação aos temas estruturadores foi verificado que o mais utilizado foi o de operações com números naturais e os tipos de jogos mais utilizados foram os de tabuleiro, computacionais, boliche e cartas. Avaliaram-se também as possíveis contribuições e sugestões de uso de jogos para o ensino de matemática na perspectiva histórico-cultural na Educação Básica. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2382053520954389 | por |