Show simple item record

dc.contributor.authorGomes, Ana Karina Marmorato
dc.date.accessioned2020-03-30T12:51:00Z
dc.date.available2020-03-30T12:51:00Z
dc.date.issued2017-06-26
dc.identifier.citationGOMES, Ana Karina Marmorato. Jogos no ensino de matemática: um estudo de teses e dissertações com a perspectiva histórico-cultural. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12376.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12376
dc.description.abstractThis research presents a result from the enquiry and assay of thesis about the using games when teaching math on a historical and cultural perspective. It was accomplished a list of published books at the math education field, database of thesis and essays made between 1994 and 2016, studied according to: date, academic degree, foundation, zone, school level, focus on education, topic structure and types of game. It was analyzed the main trends and found gaps, with the purpose of new studies. Most of the production was made at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) and at the Universidade de São Paulo (USP). The master focus of this research it was the Elementary School. Based on topic structures and types of games, we notice that the most used it was natural numbers operations and board, computer, bowling and card games. It was also studied the possible contribution and hints of the use of games when teaching math on a historical and culture perspective at Education Basis.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogopor
dc.subjectPerspectiva histórico-culturalpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEstado da arte da pesquisapor
dc.subjectGameeng
dc.subjectHistorical and cultural perspectiveeng
dc.subjectMatheng
dc.subjectState of art researcheng
dc.titleJogos no ensino de matemática: um estudo de teses e dissertações com a perspectiva histórico-culturalpor
dc.title.alternativeGames in mathematics teaching: a study of theses and dissertations with a historical-cultural perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bretones, Paulo Sérgio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0016646045895716por
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta o resultado de um levantamento e uma análise de teses e dissertações que tratam de jogos no ensino de matemática na perspectiva histórico-cultural. Para isto realizou-se um levantamento de literatura publicada na área de educação matemática, bancos de teses e dissertações de universidades e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram localizadas 33 teses e dissertações produzidas entre 1994 e 2016 que foram analisadas segundo os seguintes descritores: data, grau de titulação acadêmica, instituição de origem, região, nível de ensino, foco de estudo em educação, temas estruturadores e tipos de jogos. Foram analisadas as principais tendências e identificadas lacunas da produção visando possibilidades de novos estudos. A maioria das produções foi feita na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade de São Paulo (USP). O nível de ensino mais abordado foi o Ensino Fundamental 1. Com relação aos temas estruturadores foi verificado que o mais utilizado foi o de operações com números naturais e os tipos de jogos mais utilizados foram os de tabuleiro, computacionais, boliche e cartas. Avaliaram-se também as possíveis contribuições e sugestões de uso de jogos para o ensino de matemática na perspectiva histórico-cultural na Educação Básica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2382053520954389por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil