Letras - Espanhol - LLE: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 48
-
Ensino de língua espanhola para idosos: mapeamento de pesquisas realizadas no Brasil
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 14/07/2021)This investigation was characterized as an exploratory study, which seeks to map previous research on Spanish language teaching and learning contexts for the elderly people in Brazil, seeking to identify them, characterize ... -
A dessacralização do cânone: D. João e Julieta e o olhar feminino de Natália Correia
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 14/12/2018)This monography aims to analyze the play D. João e Julieta, by the Portuguese writer Natália Correia (1923-1993), to, from there, reflect on authorship writing feminine in the Portuguese dramaturgical space, where the ... -
Bicho-homem ou homem-bicho? Uma leitura ecocrítica de Bichos, de Miguel Torga
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 15/01/2021)This study aims to carry out a reading of the collection of short stories Bichos (1940), by the Portuguese writer Miguel Torga (1907-1995), through the ecocritics, seeking to verify aspects related to environmental ... -
Reinvenção do cânone: releitura paródica e transcontextaulização em Uma Viagem à India, de Gonçalo M. Tavares
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 27/11/2020)This Course Conclusion Work aims to analyze the novel Uma Viagem à Índia, by the Portuguese writer Gonçalo M. Tavares, from a proposal to verify the incidence of parodic resources in its composition. It is intended, here, ... -
"Trocar a chavinha 'agora eu estou falando espanhol'": imaginários de professores brasileiros em formação sobre estruturas verbais do espanhol
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 14/06/2021)Starting from the comprehension that the subject in its relation with the world is invariably measured by imaginary projections, which affect the objects and individuals surrounding it, being those indispensable for the ... -
Entre mitos, reinados e quedas: leituras de O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 25/06/2021)The present work aims to build paths of analysis about the work O Alegre Canto da Perdiz, by the Mozambican writer Paulina Chiziane. The points investigated begin with the author's position as a storyteller and are followed ... -
Homoparentalidade na literatura infantil: a visibilidade das novas famílias
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 10/07/2019)This study aims to understand and characterize how homoparenting families are represented in children’s books. This topic was chosen because it is believed that literary works that discuss homoparenting are important to ... -
Ela faz a interlíngua dela: estudo exploratório sobre a aprendizagem dos possessivos de terceira pessoa do português brasileiro por falantes de espanhol
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 26/02/2021)This research aims to analyze the apprenticeship of possessive pronominal constructions of 3rd person from Brazilian Portuguese (BP) by Spanish speakers (SS), focusing on the pragmatic and discursive domain implied in its ... -
Pesquisas em linguística aplicada sobre gêneros e sexualidades: um levantamento da Revista Brasileira de Linguística Aplicada
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 22/12/2017)Esta monografía de grado presenta los datos encontrados en el análisis documental realizado a través de una investigación de la Revista Brasileña de Lingüística Aplicada (RBLA), con el objetivo de comprender las nuevas ... -
Expressão/Interação Oral nas Aulas de Espanhol: Crenças de alunos de escolas da rede pública e privada de São Carlos sobre o seu trabalho em sala de aula
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 12/02/2015)En este trabajo, se discuten cuestiones respecto a las creencias de los alumnos de la educación secundaria de dos escuelas (pública y privad) respecto a la importancia de la lengua española, cómo la estudian, cómo se da ... -
Materialidades da legislação linguística do Brasil e da Argentina no contexto do Mercosul
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 16/12/2013)La materialización de la política lingüística prevista por el MERCOSUR alcanzó su punto álgido, en Brasil, con la Ley 11.161 / 2005 y, en Argentina, con la Ley 26.468 / 2009. Las respectivas leyes proponen la enseñanza del ... -
Atitudes ante as práticas linguísticas na fronteira entre Argentina e Brasil: o portunhol de Misiones
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 16/12/2014)Este trabajo tiene como principal objetivo identificar y comprender, desde una perspectiva sociolingüística, las actitudes hacia el “portuñol” que se utilizan en la provincia argentina de Misiones. Para ello, se expondrán ... -
(Des)Aprendendo com as diferenças: ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras desde uma perspectiva queer
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 09/12/2015)Considerando la importancia de la educación para las diferencias en el contexto actual, existe una necesidad urgente de incorporar / adaptar temas problematizados basados en teorías poscríticas, como género, raza, etnia ... -
Análise de alguns aspectos do processo de aquisição da língua portuguesa por estudantes hispano-americanos na Universidade Federal de São Carlos em contextos de instrução formal e imersão
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 17/02/2017)As a mean of human communication, language enables people to act and transform the environment where they live. In this sense, the following work is inserted in the scope of Applied Linguistics, an interdisciplinary area ... -
Seu parceiro te enviou uma mensagem: estratégias de aprendizagem de línguas in-tandem presencial e virtual via WhatsApp
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 09/12/2019)A partir de reuniones entre un hablante de portugués brasileño y hablantes nativos de español, veremos en este trabajo como interacciones utilizando la práctica de aprendizaje llamada Tandem, que básicamente consiste en ... -
Mapeamento dos entornos personalizados de aprendizagem (EPA) dos alunos de graduação dos cursos de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e Português/Inglês da UFSCar
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 09/12/2019)Esta investigación tiene como objetivo mapear el uso de plataformas de aprendizaje centradas en el usuario, especialmente los EPA (Entornos de Aprendizaje Personalizados), en el aprendizaje de lenguas extranjeras en el ... -
Anitta ou Larissa? Da Poderosa à Malandra: Performatividades e Identidades que promovem o empoderamento feminino no funk brasileiro
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 12/07/2019)La investigación propone reflexiones acerca del funcionamiento del lenguaje en relación a los discursos de empoderamiento femenino encontrados en las performatividades de la cantante e intérprete Anitta, así como las varias ... -
Distinções entre ‘poner’ e ‘pôr’ em “Como agua para chocolate”, de Laura Esquivel
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 18/12/2020)Traducir una obra literaria a otra lengua es un hecho complejo, aún más cuando las dos lenguas son semejantes. La relación del español y del portugués brasileño está marcada por una “transparencia engañosa”, según Kulikowski; ... -
Los Ríos Profundos: polifonia musical
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 10/07/2019)The aim of this Course Conclusion Work is to demonstrate how in Los Ríos Profundos, by José María Arguedas, music develops throughout the work. Through music, “huyanos”, Ernesto, the protagonist, will understand the Inca ... -
O cânone em transcendência: Homoerotismo em Retrato de rapaz, de Mário Cláudio
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 07/12/2018)In the present work, certain aspects of the novel Retrato de Rapaz (2014), by the Portuguese writer Mário Cláudio, were analyzed, through the biases of homoeroticism and historiographical metafiction, in order to reflect ...