Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMoises, Ronaldo Rodrigues
dc.date.accessioned2020-04-28T14:27:09Z
dc.date.available2020-04-28T14:27:09Z
dc.date.issued2019-11-18
dc.identifier.citationMOISES, Ronaldo Rodrigues. Ginástica e educação física no instituto Benjamin Constant de 1930 a 1979: entre a conformação e a formação humanística da pessoa cega. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12661.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12661
dc.description.abstractThis research investigates the development of Gymnastics with its subsequent unfolding in the discipline Physical Education at the Benjamin Constant Institute (IBC) in the temporal cutout from 1930 to 1979. The IBC was originally created during the monarchic period in 1854 by Don Pedro II, being to the present day the greatest formative reference and care for blind people or visual impairment in all of Latin America. The general objective of this thesis is to analyze the contribution of Gymnastics and Physical Education within the Benjamin Constant Institute in the humanistic formation of blind students between 1930 and 1979, establishing a dialectical correlation with the Brazilian development process observed during the period. The hypothesis defended is that Gymnastics/Physical Education, despite its positivist/militaristic origin for the purpose of forming a strong, obedient, sound and eugenic nation, was treated in the Institute as a counter-hegemonic resource of humanist basis, being a precursor to a process that would later culminate in the social inclusion of blind students. The theoretical framework adopted is linked to historical-dialectical materialism. We used for the investigation of bibliographic and documentary research through primary historical sources as well as synthesis of researchers in the areas of History of Education, History of Physical Education and History of Special Education. It was concluded that Physical Education followed the development of varied ideas and the process of development of national historical time, presenting in the IBC proposals with the biases, playful, eugenic, splicitive, sportsmanship and pedagogical rethinking, however, linked to the capitalist mode of production and its hegemonic ideology presenting, at different times, flashes of contribution of humanistic formation, counter-hegemonic and socialization to blind students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGinásticapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação de cegospor
dc.subjectInstituto Benjamin Constantpor
dc.subjectGymnasticseng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectEducation of the blindeng
dc.subjectBenjamin Constant Instituteeng
dc.titleGinástica e educação física no instituto Benjamin Constant de 1930 a 1979: entre a conformação e a formação humanística da pessoa cegapor
dc.title.alternativeGymnastics and physical education at the Benjamin Constant institute from 1930 to 1979: between the conformation and the humanistic formation of the blind personeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Bittar, Marisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3059723520472948por
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga o desenvolvimento da Ginástica com seu posterior desdobramento na disciplina Educação Física no Instituto Benjamin Constant (IBC) no recorte temporal de 1930 a 1979. O IBC foi originalmente criado durante o período monárquico, em 1854, por Dom Pedro II, tratando-se até os dias atuais do maior referencial formativo e de atendimento às pessoas cegas ou à deficiência visual de toda a América Latina. O objetivo geral desta tese é analisar qual a contribuição da Ginástica e da Educação Física no âmbito do Instituto Benjamin Constant na formação humanística dos estudantes cegos, entre 1930 e 1979, estabelecendo uma correlação dialética com o processo de desenvolvimento brasileiro observado no período. A hipótese defendida é que a Ginástica/Educação Física, apesar de sua origem positivista/militarista com a finalidade de formação de uma nação forte, obediente, sadia e eugênica, foi tratada, no Instituto, como recurso contra-hegemônico de base humanista, sendo precursora de um processo que posteriormente culminaria na inclusão social de estudantes cegos. O referencial teórico adotado cinge-se ao materialismo histórico-dialético. Utilizou-se para a investigação de pesquisa bibliográfica e documental por meio de fontes históricas primárias bem como de sínteses de pesquisadores nas áreas da História da Educação, História da Educação Física e História da Educação Especial. Concluiu-se que a Educação Física acompanhou o desenvolvimento de ideários variados e do processo de desenvolvimento do tempo histórico nacional, apresentando no IBC propostas com os vieses lúdico, eugênico, emendativo, esportivista e de repensar pedagógico, mas vinculados ao modo de produção capitalista e sua ideologia hegemônica apresentando, em momentos distintos, lampejos de contribuição de formação humanista, contra-hegemônica e de socialização aos estudantes cegos..por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2888981523611819por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil