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dc.contributor.authorBarbosa, Silvia Helena Pienta Borges
dc.date.accessioned2020-05-30T18:06:27Z
dc.date.available2020-05-30T18:06:27Z
dc.date.issued2020-02-14
dc.identifier.citationBARBOSA, Silvia Helena Pienta Borges. Paradoxos e estratégias de adaptação na trajetória universitária discente em relação às metodologias ativas no curso de Medicina da UFSCar. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12859.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12859
dc.description.abstractThe present thesis has as object of investigation the trajectory of students of a medical course that presents the curriculum organized through active learning methodologies. Its research problem is the understanding of how the university trajectory is processed and how students develop adaptive strategies in relation to the active learning methodology of the medical course. The objective of this study is to analyse the entrance, the difficulties and the adaptation strategies of the students in their trajectory. The work was carried out from a qualitative and field research. To conduct the research, an online questionnaire was sent to all students of the course in question, with approximately 20% of the questionnaires returned, in addition four group interviews, each interview had two or three students, accounting for nine students interviewed. The questionnaire and interviews were analysed through content analysis and data triangulation, considering Pierre Bourdieu's theory. The results point to a university trajectory that develops differently from the previous school and / or university trajectory of these students, which means that agents have to reconfigure student habitus in this new field, developing adaptation strategies to the course, which include changes in individual study form, attempt to adjust the student habitus prior to the current field, creation of a support network with classmates and veterans and change in the way of viewing the course and teaching-learning. In addition, one of the greatest difficulties encountered by students in the adaptive process is the lack of support from the course in relation to students. This situation leads students, paradoxically, to take the field game seriously given the need to legitimize the field they are part of.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologia ativapor
dc.subjectTrajetóriapor
dc.subjectEducação médicapor
dc.subjectPierre Bourdieupor
dc.subjectCampo universitáriopor
dc.subjectActive learningeng
dc.subjectTrajectoryeng
dc.subjectMedical educationeng
dc.subjectUniversity fieldeng
dc.titleParadoxos e estratégias de adaptação na trajetória universitária discente em relação às metodologias ativas no curso de Medicina da UFSCarpor
dc.title.alternativeParadoxes and adaptation strategies in the student university trajectory in relation to active learning in the UFSCar Medicine courseeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5786385589553214por
dc.description.resumoA presente tese tem como objeto de investigação a trajetória de estudantes de um curso de Medicina que apresenta o currículo organizado por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Indaga-se, neste estudo, como se processa a trajetória universitária e como os estudantes desenvolvem estratégias adaptativas em relação à metodologia ativa do curso de Medicina. O objetivo deste estudo consiste em analisar a entrada, as dificuldades e as estratégias de adaptação dos discentes em sua trajetória. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e de campo. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, um questionário online enviado para todos os 240 estudantes do curso em questão, com retorno de aproximadamente 20% dos questionários respondidos e quatro entrevistas grupais. Cada entrevista contou com dois ou três estudantes, contabilizando nove discentes entrevistados. As respostas do questionário foram tabuladas e organizadas em gráficos e as entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo, procedendo-se, posteriormente, a triangulação de dados e sua interpretação à luz da teoria de Pierre Bourdieu. Os resultados apontam para uma trajetória universitária que se desenvolve de maneira diferente da trajetória escolar e/ou universitária anterior destes educandos, o que faz com que os agentes tenham que reconfigurar o habitus estudantil nesse novo campo, desenvolvendo estratégias de adaptação ao curso, que incluem mudanças na forma de estudo individual, tentativa de ajuste do habitus estudantil anterior ao campo atual, criação de rede de suporte com colegas de classe e veteranos e mudança na forma de enxergar o curso e o ensino-aprendizagem. Além disso, uma das maiores dificuldades encontradas pelos estudantes no processo adaptativo é a falta de suporte do curso em relação aos estudantes. Situação, esta, que leva os estudantes, paradoxalmente, a endossar as regras deste campo, dada a necessidade de legitimação do campo de que fazem parte.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7854292909294389por


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