Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPauleto, Rita de Cássia
dc.date.accessioned2020-06-03T22:55:00Z
dc.date.available2020-06-03T22:55:00Z
dc.date.issued2020-04-06
dc.identifier.citationPAULETO, Rita de Cássia. A relação entre a arquitetura escolar e o processo de ensino e aprendizagem: levantamento a partir dos bancos de dados da ANPED e da Capes entre 2005 a 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12872.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12872
dc.description.abstractThis research aims to understand how the School Architecture theme, its object of study, has been considered within the History of Education area. The general objective of the research is to perceive within the highlighted time frame, the importance of the School Architecture theme within the studies of the History of Education field and how the theme relates the school physical spaces with the training of students and their learning. The specific objectives of this study seek to understand the contributions of research in the field of History of Education on the theme School Architecture, analyzing the methodologies used; periods of higher and lower academic production; which dimensions of the theme have been privileged and which conclusions it has established. The work methodology addressed in this study will be bibliographic research, with a qualitative approach. The research was carried out, initially, with the survey of academic works whose object of study privileged the theme School Architecture. Afterwards, studies were selected that intersected the theme with the Learning research category. The analysis of the works selected in the bibliographic research carried out in the research showed the historical and political character as a strong influence for the evolution of School Architecture and for the definition and determination of ideas and pedagogical trends. The research found demonstrated the educational factor that the materiality traits imprinted in the school environment. In addition to the teaching program, School Architecture determined a code of symbology, which surrounded behaviors and privileged others. The building, as a prominent place in the urban scene, was placed as a tool of power and segregation in the construction of the education systems, being of access and domain for few social strata and perpetuating itself in the collective memory as an intellectual and affective reference.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArquitetura escolarpor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectSchool architectureeng
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleA relação entre a arquitetura escolar e o processo de ensino e aprendizagem: levantamento a partir dos bancos de dados da ANPED e da Capes entre 2005 a 2018por
dc.title.alternativeThe relationship between school architecture and the teaching and learning process: survey from ANPED and Capes databases from 2005 to 2018eng
dc.title.alternativeLa relación entre la arquitectura escolar y el proceso de enseñanza y aprendizaje: encuesta de las bases de datos ANPED y Capes de 2005 a 2018spa
dc.title.alternativeLa relation entre l'architecture scolaire et le processus d'enseignement et d'apprentissage: enquête à partir des bases de données ANPED et Capes de 2005 à 2018fre
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Hai, Alessandra Arce
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3845288858275245por
dc.description.resumoA presente pesquisa debruça-se a compreender como a temática Arquitetura Escolar, seu objeto de estudo, tem sido considerada dentro da área História da Educação. O objetivo geral da pesquisa é perceber, dentro do recorte temporal destacado, a importância da temática Arquitetura Escolar dentro dos estudos do campo da História da Educação e como a temática relaciona os espaços físicos escolares com a formação dos estudantes e suas aprendizagens. Os objetivos específicos desse estudo buscam compreender as contribuições das pesquisas no campo História da Educação sobre a temática Arquitetura Escolar, analisando as metodologias utilizadas; os períodos de maior e menor produção acadêmica; quais dimensões da temática têm sido privilegiadas e quais conclusões têm estabelecido. A metodologia de trabalho abordada neste estudo será a pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada, incialmente, com o levantamento dos trabalhos acadêmicos cujo objeto de estudo privilegiavam o tema Arquitetura Escolar. Após, foram selecionados os estudos que interseccionavam a temática com a categoria de pesquisa Aprendizagem. A análise dos trabalhos selecionados junto da pesquisa bibliográfica realizada na pesquisa evidenciou o caráter histórico e político como forte influência para a evolução da Arquitetura Escolar e para a definição e determinação de ideias e correntes pedagógicas. As pesquisas encontradas demonstraram o fator educativo que os traços da materialidade imprimiram no ambiente escolar. Para além do programa do ensino, a Arquitetura Escolar determinava um código de simbologia, que cerceava comportamentos e privilegiava outros. A edificação, enquanto lugar de destaque no cenário urbano, colocou-se como ferramenta de poder e segregação na construção dos sistemas de ensino, sendo de acesso e domínio para poucos estratos sociais e se perpetuando na memória coletiva como referência intelectual e afetiva.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9264839981382510por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil