Show simple item record

dc.contributor.authorCosta, Islana Ferreira
dc.date.accessioned2020-06-03T23:06:03Z
dc.date.available2020-06-03T23:06:03Z
dc.date.issued2020-03-25
dc.identifier.citationCOSTA, Islana Ferreira. A relação entre inteligência emocional e mindfulness em estudantes universitários. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12873.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12873
dc.description.abstractEmotional Intelligence (EI) and Mindfulness have been widely studied in recent years. EI involves cognitive skills of emotions, while Mindfulness works awareness of the present moment and what is being lived. Mindfulness has been related to the improvement of information within the individual, such as emotion, so studies have been done to prove this association. Thus, the goal of this research was to contribute with more data about the relationship between EI and Mindfulness, taking as a sample the Brazilian population. 129 individuals of both sexes participated in the study (Women N = 101, 78.3%; Men N = 28, 21.7%) aged between 18 and 68 years (M = 26.82; SD = 11,746, Md = 21), students from two different universities from the state of Sao Paulo, Brazil. Participants answered three assessment instruments: the FFMQ-BR - Five Facet Mindfulness Questionnaire; ICE 3.0 - Emotional Skills Inventory; and BIE - Emotional Intelligence Assessment Battery, as well as a sociodemographic questionnaire. The results showed that gender did not affect the level of EI or Mindfulness, but the age group did, and older participants had higher scores for both phenomena. The relationship between the two constructs is significant, positive and moderate considering the self-report EI, but only a few significant correlations were observed for performance EI. Furthermore, a Regression Analysis was made and it showed that the facets Observation, Description and Non-Reactivity, of Mindfulness, were predictors of self-report EI. The facet Act with Awareness, of Mindfulness, and Age were predictors of performance EI.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmoçãopor
dc.subjectInteligência emocionalpor
dc.subjectEmotioneng
dc.subjectEmotional intelligenceeng
dc.subjectMindfulnesseng
dc.titleA relação entre inteligência emocional e mindfulness em estudantes universitáriospor
dc.title.alternativeThe relationship between emotional intelligence and mindfulness in university studentseng
dc.title.alternativeLa relación entre inteligencia emocional y mindfulness en estudiantes universitariosspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nascimento, Monalisa Muniz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9444899939943716por
dc.description.resumoA Inteligência Emocional (IE) e o Mindfulness têm sido amplamente estudados nos últimos anos. A IE envolve habilidades cognitivas das emoções, enquanto o Mindfulness trabalha a conscientização do momento presente e daquilo que se está vivendo. O Mindfulness tem sido relacionado à melhora de informações internas ao indivíduo, como a emoção, e por isso, estudos têm sido feitos no intuito de comprovar essa associação. Assim, o objetivo desse trabalho foi contribuir com mais dados sobre a relação entre a IE e o Mindfulness, tendo como amostra a população brasileira. Participaram do estudo 129 indivíduos de ambos os sexos (Mulheres N =101, 78,3%; Homens N = 28, 21,7%), com faixa etária entre 18 e 68 anos (M = 26,82; DP = 11,746, Md = 21), alunos de duas diferentes universidades do interior do estado de São Paulo. Os participantes responderam três instrumentos de avaliação: o FFMQ-BR - Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness; ICE 3.0 - Inventário de Competências Emocionais; e o BIE - Bateria de Inteligência Emocional, além de um questionário sociodemográfico. Os resultados mostraram que o sexo não interferiu no nível de IE ou de Mindfulness, mas a faixa etária sim, sendo que participantes mais velhos tiveram maiores escores para ambos os fenômenos. A relação entre os dois construtos é significativa, positiva e moderada considerando a IE por autorrelato, mas para a IE por desempenho foram observadas poucas correlações significativas. Além disso, foi realizada Análise de Regressão, que mostrou que as facetas Observar, Descrever e Não Reagir à Experiência Interna, de Mindfulness, e o fator Idade foram preditores da IE por autorrelato. Já a IE por desempenho foi predita pelos itens Agir com Consciência, faceta de Mindfulness, e a Idade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1017310334038752por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil