Show simple item record

dc.contributor.authorPortela, Gustavo Aranha
dc.date.accessioned2020-06-26T22:05:18Z
dc.date.available2020-06-26T22:05:18Z
dc.date.issued2020-04-08
dc.identifier.citationPORTELA, Gustavo Aranha. As rodas de leitura em prisões e seus processos educativos. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12973.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12973
dc.description.abstractThe following study analyzes the educational processes which happen in Rodas de Leitura in a correctional facility in the state of São Paulo, Brazil. Our interest for the subject has arrived from our participation through unscholarly activities, in some correctional facilities, where we could notice that the gatherings taking place were spaces for personal improvement, exchange experiences, places for people to unburden themselves and that can change ways of thinking, perceiving and forge opinions. Driven by those experiences, we have built our research object: Which educational processes can the social practice Roda de Leitura develop in a space of deprivation of liberty? Guided by this question, we have defined our general goal: to present the educational processes which flow from the social practice of Roda de Leitura that happens in a correctional facility in the state of São Paulo. It is a research of qualitative nature and the data collection was done based on the principle of participating observation. The observation, the informal conversations and the gatherings which happen in Roda de Leitura were used to gather data which were organized in Field Journals. Questionnaires were applied to the collaborators with the goal of characterizing the group and exposing their perceptions about the Roda de Leitura and its educational processes. The data were organized, and four analysis focuses were determined: The meaning of Roda de Leitura, The contributions from Roda de Leitura to the school, The mediator role of Roda de Leitura, The organization of Roda de Leitura in the collaborator’s perspective. The analysis has shown that the Roda de Leitura allows the people to have pleasant dialogues, to interact amongst themselves, to disagree, agree and to partake in the construction of new knowledge. The analysis also shows that the mediator as an emancipating educator promotes situations for identity formation, self-esteem and self-reliance. The participants show themselves eager to keep having the Rodas, suggest other ways of doing them and show solidarity to the other people who inhabit the other areas of the correctional facility.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação não escolar em prisõespor
dc.subjectLeitura na prisãopor
dc.subjectLeitura e processos educativospor
dc.subjectNon-school education in prisonseng
dc.subjectReading in prisoneng
dc.subjectReading and educational processeseng
dc.titleAs rodas de leitura em prisões e seus processos educativospor
dc.title.alternativeReading Wheels in prisons and their educational processeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Onofre, Elenice Maria Cammarosano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9391211432183878por
dc.description.resumoO presente estudo analisa os processos educativos que ocorrem nas Rodas de Leitura em uma unidade prisional do Estado de São Paulo. O interesse pelo tema surgiu de nossa participação em atividades não escolares em unidades prisionais, onde pudemos perceber que os encontros de pessoas se constituem em espaços de formação, de troca de experiências, de desabafo e que podem mudar caminhos e percepções, bem como forjar opiniões. Instigados por essas vivências construímos nossa questão de pesquisa: Que processos educativos a prática social da Roda de Leitura pode desencadear em espaços de privação de liberdade? Norteados por essa questão, traçamos nosso objetivo geral: apresentar os processos educativos que decorrem da prática social da Roda de Leitura que acontece em uma unidade prisional no Estado de São Paulo. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa e a coleta de dados foi realizada com base nos princípios da observação participante. A observação, as conversas informais e os encontros que acontecem na Roda de Leitura se constituíram em fonte da coleta de dados que foram organizados em Diários de Campo. Foram aplicados questionários aos participantes com o objetivo de caracterização do grupo e que evidenciassem suas percepções sobre a Roda de Leitura e seus processos educativos. Os dados foram organizados e emergiram quatro focos de análise: O significado da Roda de Leitura, Contribuições da Roda de Leitura para a escola, O papel do mediador da Roda de Leitura, A organização da Roda de Leitura na perspectiva dos participantes. As análises evidenciam que as Rodas de Leitura permitem o diálogo, o prazer da troca, a interação com o outro, seja para complementar, discordar, concordar, e permitem a partilha e construção de conhecimentos. Evidenciam também a figura do mediador como educador que emancipa, promove situações para a formação da identidade, da autoestima e da autoconfiança. Anunciam desejos dos participantes para a manutenção das Rodas de Leitura, sugerem outros formatos e demonstram solidariedade com as demais pessoas que habitam os espaços de privação de liberdade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8171845302137008por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil