dc.contributor.author | Portela, Gustavo Aranha | |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T22:05:18Z | |
dc.date.available | 2020-06-26T22:05:18Z | |
dc.date.issued | 2020-04-08 | |
dc.identifier.citation | PORTELA, Gustavo Aranha. As rodas de leitura em prisões e seus processos educativos. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12973. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12973 | |
dc.description.abstract | The following study analyzes the educational processes which happen in Rodas de Leitura in a correctional facility in the state of São Paulo, Brazil. Our interest for the subject has arrived from our participation through unscholarly activities, in some correctional facilities, where we could notice that the gatherings taking place were spaces for personal improvement, exchange experiences, places for people to unburden themselves and that can change ways of thinking, perceiving and forge opinions. Driven by those experiences, we have built our research object: Which educational processes can the social practice Roda de Leitura develop in a space of deprivation of liberty? Guided by this question, we have defined our general goal: to present the educational processes which flow from the social practice of Roda de Leitura that happens in a correctional facility in the state of São Paulo. It is a research of qualitative nature and the data collection was done based on the principle of participating observation. The observation, the informal conversations and the gatherings which happen in Roda de Leitura were used to gather data which were organized in Field Journals. Questionnaires were applied to the collaborators with the goal of characterizing the group and exposing their perceptions about the Roda de Leitura and its educational processes. The data were organized, and four analysis focuses were determined: The meaning of Roda de Leitura, The contributions from Roda de Leitura to the school, The mediator role of Roda de Leitura, The organization of Roda de Leitura in the collaborator’s perspective. The analysis has shown that the Roda de Leitura allows the people to have pleasant dialogues, to interact amongst themselves, to disagree, agree and to partake in the construction of new knowledge. The analysis also shows that the mediator as an emancipating educator promotes situations for identity formation, self-esteem and self-reliance. The participants show themselves eager to keep having the Rodas, suggest other ways of doing them and show solidarity to the other people who inhabit the other areas of the correctional facility. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação não escolar em prisões | por |
dc.subject | Leitura na prisão | por |
dc.subject | Leitura e processos educativos | por |
dc.subject | Non-school education in prisons | eng |
dc.subject | Reading in prison | eng |
dc.subject | Reading and educational processes | eng |
dc.title | As rodas de leitura em prisões e seus processos educativos | por |
dc.title.alternative | Reading Wheels in prisons and their educational processes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Onofre, Elenice Maria Cammarosano | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9391211432183878 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo analisa os processos educativos que ocorrem nas Rodas de Leitura em uma unidade prisional do Estado de São Paulo. O interesse pelo tema surgiu de nossa participação em atividades não escolares em unidades prisionais, onde pudemos perceber que os encontros de pessoas se constituem em espaços de formação, de troca de experiências, de desabafo e que podem mudar caminhos e percepções, bem como forjar opiniões. Instigados por essas vivências construímos nossa questão de pesquisa: Que processos educativos a prática social da Roda de Leitura pode desencadear em espaços de privação de liberdade? Norteados por essa questão, traçamos nosso objetivo geral: apresentar os processos educativos que decorrem da prática social da Roda de Leitura que acontece em uma unidade prisional no Estado de São Paulo. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa e a coleta de dados foi realizada com base nos princípios da observação participante. A observação, as conversas informais e os encontros que acontecem na Roda de Leitura se constituíram em fonte da coleta de dados que foram organizados em Diários de Campo. Foram aplicados questionários aos participantes com o objetivo de caracterização do grupo e que evidenciassem suas percepções sobre a Roda de Leitura e seus processos educativos. Os dados foram organizados e emergiram quatro focos de análise: O significado da Roda de Leitura, Contribuições da Roda de Leitura para a escola, O papel do mediador da Roda de Leitura, A organização da Roda de Leitura na perspectiva dos participantes. As análises evidenciam que as Rodas de Leitura permitem o diálogo, o prazer da troca, a interação com o outro, seja para complementar, discordar, concordar, e permitem a partilha e construção de conhecimentos. Evidenciam também a figura do mediador como educador que emancipa, promove situações para a formação da identidade, da autoestima e da autoconfiança. Anunciam desejos dos participantes para a manutenção das Rodas de Leitura, sugerem outros formatos e demonstram solidariedade com as demais pessoas que habitam os espaços de privação de liberdade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8171845302137008 | por |