Show simple item record

dc.contributor.authorDonaris, Douglas Fernandes
dc.date.accessioned2020-06-29T11:52:42Z
dc.date.available2020-06-29T11:52:42Z
dc.date.issued2020-03-18
dc.identifier.citationDONARIS, Douglas Fernandes. Efeitos do monitoramento sobre a correspondência fazer-dizer em crianças em uma atividade acadêmica. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12979.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12979
dc.description.abstractThe line of research that investigates verbal correspondence seeks to analyze the relation between what a person says he has done or will do and what he actually did, as well as its control variables. The present study replicated and extended the experiment by Brino and Rose (2006) and aimed to evaluate the effect of monitoring, that is, the presence or absence of different social agents (adult and child) in children's self-reports on their performance in a reading task. Six children aged between nine and 10 years participated. “Doing” consisted of reading aloud a word that was presented on a computer screen and “saying” consisted of reporting, after hearing an automated computer feedback, whether the reading was correct or not. The procedure was composed by the following experimental conditions: A) Baseline (no monitor), which assessed the levels of correspondence in the absence of social agents and without contingent reinforcement to specific reports; B) Presence of the adult monitor, which investigated whether and to what extent the presence of an adult would affect the accuracy of self-reports, and C) Presence of the child monitor, which was similar to condition B, but the type of social agent who was present in the room during the task changed to a child who was close in age to the participants’. A reversal design (ABACA and ACABA) was used and the results were analyzed based on the percentage of correspondence of reports of errors and successes of the participants throughout the experimental conditions. The results showed that monitoring produced an increase in the correspondence levels of error reports for all participants. Monitoring proved to be a relevant variable in controlling the accuracy of verbal reports. The order of presentation of the two types of monitors did not appear to have any effect on the participants' correspondence levels. There was no difference in the correspondence patterns depending on the type of monitor.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamento verbalpor
dc.subjectCorrespondência fazer-dizerpor
dc.subjectMonitoramentopor
dc.subjectRelato verbalpor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectVerbal behavioreng
dc.subjectVerbal behavioreng
dc.subjectCorrespondence do-sayeng
dc.subjectMonitoringeng
dc.subjectVerbal reporteng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectReadingeng
dc.titleEfeitos do monitoramento sobre a correspondência fazer-dizer em crianças em uma atividade acadêmicapor
dc.title.alternativeEffects of monitoring on do-say correspondence in children in an academic taskpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cortez, Mariéle de Cássia Diniz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927746584626515por
dc.description.resumoA linha de pesquisa que investiga a correspondência verbal busca analisar as relações entre o que uma pessoa diz ter feito ou que fará e o que ela, de fato, fez e suas variáveis de controle. O presente estudo replicou e estendeu o experimento de Brino e de Rose (2006) e teve como objetivo avaliar o efeito do monitoramento, isto é, a presença ou ausência de diferentes agentes sociais (adulto e criança) no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em uma atividade de leitura. Participaram seis crianças com idades entre nove e 10 anos. “Fazer” consistiu em ler em voz alta uma palavra apresentada na tela de um computador e “Dizer” em relatar, após ouvir um feedback do computador, se a leitura foi ou não correta. O procedimento foi composto pelas seguintes condições experimentais: A) Linha de base (monitor ausente), que avaliou os níveis de correspondência na ausência de agentes sociais e sem reforçamento contingente a relatos específicos; B) Presença do monitor adulto, que investigou se e em que medida a presença de um adulto afetaria a acurácia dos autorrelatos e, C) Presença do monitor criança, que foi semelhante à condição B, porém o tipo de agente social presente na sala durante a tarefa mudou para uma criança de idade próxima à do participante. Foi empregado um delineamento de reversão (ABACA e ACABA) e os resultados foram analisados em relação à porcentagem de correspondência de relatos de erros e acertos dos participantes ao longo das condições experimentais. Os resultados demonstraram que o monitoramento produziu um aumento nos níveis de correspondência de relatos de erros para todos os participantes. O monitoramento se mostrou uma variável relevante no controle da precisão do relato verbal. A ordem de apresentação dos dois tipos de monitores não pareceu ter tido efeitos nos níveis de correspondência dos participantes. Não foi observada diferença nos padrões de correspondência em função do tipo de monitor.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - PIPGCFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5818282712526566por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil