dc.contributor.author | Scarpelli, Alexandre Camargo | |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T18:19:57Z | |
dc.date.available | 2020-07-01T18:19:57Z | |
dc.date.issued | 2020-04-30 | |
dc.identifier.citation | SCARPELLI, Alexandre Camargo. Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12990. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12990 | |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the role played by sound and music in the filmic discourse of four Brazilian works evaluating their connections to the science fiction universe and paying special attention to the Brazilian iconography of the genre. The selected films are White out, black in (2015) by Adirley Queiroz and the short film Dog days (2016) by Ronaldo Dimer and Vitor Amaro, both evaluated under the theme of political dystopia, as well as the short films Last song for a rude heart, (2017) by Marco Antônio Pereira and Cold Recife, by Kléber Mendonça Filho, understood as satires and evaluated for their representations of alien figures.
Genre theory, science fiction studies, film music and film sound theories, as well as Brazilian science fiction studies allow us to first observe and investigate sonic and musical codes created and developed by canonical works of international science fiction cinema, subsequently enabling a shift in perspective that considers the Brazilian context of science fiction films in order to discuss the music and sound design of the selected works. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ficção científica | por |
dc.subject | Cinema brasileiro | por |
dc.subject | Som | por |
dc.subject | Música fílmica | por |
dc.subject | Science fiction | eng |
dc.subject | Brazilian cinema | eng |
dc.subject | Film sound | eng |
dc.subject | Film music | eng |
dc.title | Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro | por |
dc.title.alternative | Sound and music of science fiction in four works of brazilian cinema | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Suzana Reck | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8566012598222563 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo analisar o papel do som e da música na construção do discurso fílmico de quatro obras brasileiras, especificamente naquilo que carregam de ficção científica e com especial atenção à iconografia brasileira do gênero. São avaliados o longa-metragem Branco sai, preto fica (2015), de Adirley Queiroz e o curta-metragem Tempos de cão (2016) de Ronaldo Dimer e Vitor Amaro, sob a temática da distopia política, além dos curtas-metragens A retirada para um coração bruto (2017), de Marco Antônio Pereira e Recife Frio (2009), de Kléber Mendonça Filho, entendidos como sátiras e avaliados por suas manifestações da figura do alienígena.
Teorias de gênero cinematográfico, teorias específicas da ficção científica, trabalhos sobre som e música no cinema e estudos sobre a ficção científica brasileira permitem observar e reavaliar o surgimento e desenvolvimento de códigos sonoros e musicais de obras canônicas da ficção científica internacional, a partir dos quais são promovidos deslocamentos reflexivos que consideram o cenário brasileiro de filmes do gênero com o intuito de discutir os trabalhos de desenho de som e composição musical das obras selecionadas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 88882.441229/2019-01 (Migrado - SACPAIS) | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9391830223106485 | por |