Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Alexandre dos Santos
dc.date.accessioned2020-08-19T21:56:09Z
dc.date.available2020-08-19T21:56:09Z
dc.date.issued2020-06-23
dc.identifier.citationSILVA, Alexandre dos Santos. Da escola pública ao espaço público da educação: concepções e reverber_ações. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13171.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13171
dc.description.abstractThis thesis investigates the role of public schools and urban spaces, socialization environments, in the constitution of multiple contemporary youth cultures to understand the ruptures and continuities between the spaces to produce subjectivities. The main theoretical studies on youth today were approached to analyze the conception attributed by young people in high school to the education institution, the schooling process, and what they perceive as important for their socialization. We explore how the spheres of sociability in which young people are inserted - school, work, cultural facilities, and leisure - are articulated and affect their school trajectories. Besides, we examine the impacts of inequalities and social processes on the school journey, as well as the links established in the different sociability spaces of young students at Public Schools in São Paulo. The investigation was based on urban anthropology and ethnographic inspiration for part of the data collection. To this end, we sought to reach the constitution of the youth condition’s interfaces, taking the urban routes of young people from 36 public schools that offer the high school in a certain region of the city of São Paulo. Initially, questionnaires were made available to young people attending the last year of high school in these institutions, which offered subsidies for the second stage of the research, guided by an ethnography regarding young students from these schools and their routes in the city, working with interviews in-depth, guided by a previous script, free conversations on the sidewalks of schools, a questionnaire application, participant observation, recording of field notes, photographic records, observation reports and meetings also in the virtual space.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJuventudespor
dc.subjectJovens populares urbanospor
dc.subjectExperiência escolarpor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectSociabilidadepor
dc.subjectYoutheng
dc.subjectUrban popular youtheng
dc.subjectSchool experienceeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectSociabilityeng
dc.titleDa escola pública ao espaço público da educação: concepções e reverber_açõespor
dc.title.alternativeFrom the public school to the public space of education: conceptions and reverberationseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lopes, Roseli Esquerdo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507752191797249por
dc.contributor.advisor-co1Ferreira, Vitor Sérgio Coelho
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6864711476117100por
dc.description.resumoEsta tese investiga o papel da escola pública e dos espaços urbanos na constituição de culturas juvenis contemporâneas, visando compreender as rupturas e continuidades entre os espaços de produção de subjetividades, como também suas reverberações em percursos escolares de jovens na cidade. Examinamos os impactos das desigualdades e dos processos sociais nas experiências escolares, bem como os elos estabelecidos nos diferentes espaços de sociabilidade dos estudantes. Tomando-se como referência autores que discutem a história e a sociologia da educação, com foco no Brasil, e suas interface com a temática das juventudes, realizou-se um estudo empírico, entre fevereiro de 2017 e agosto de 2018, que teve como campo uma região da cidade de São Paulo – SP. Numa primeira etapa, aplicou-se um questionário com 55 perguntas, tanto discursivas como de múltipla escolha, que se voltavam para o perfil socioeconômico dos jovens e para os sentidos atribuídos à educação, à escola pública, à situação familiar, ao trabalho, à renda, ao acesso à cultura, além da participação e cultura política. Para tanto, jovens de 36 escolas públicas que oferecem o ensino médio na região Centro-Oeste da cidade de São Paulo foram convidados a colaborar com a pesquisa, respondendo ao questionário e, com relação a alguns deles, permitindo também serem acompanhados em seus percursos urbanos. Em geral, a receptividade à pesquisa foi muito boa em todas as abordagens e os jovens responderam ao questionário com seriedade, perfazendo um total de 673 respondentes. As respostas referentes às perguntas de múltipla escolha foram analisadas estatisticamente de modo descritivo, considerando as percepções dos estudantes sobre o ensino médio, a juventude e seus marcadores de transição para a vida adulta, atitudes perante a vida e o mundo, o grau de satisfação com a escola e com o aprendizado obtido no espaço escolar. Numa segunda etapa, foram realizadas 118 entrevistas do tipo walking interviews, que constituíam conversas durante caminhadas, sendo que muitas delas se originaram nas saídas das escolas, desdobrando-se, depois, por outros caminhos nos quais estavam presentes a observação participante, o registro de campo e fotográfico, relatos de observação e encontros no espaço virtual. Esses dados foram submetidos à análise temática. Apesar de limitações territoriais e dos muros das escolas, encontramos heterogeneidade entre os entrevistados. Alguns jovens apresentavam condições socioeconômicas similares, porém com percursos distintos. Este trabalho contribui para a compreensão das múltiplas experimentações escolares e identidades assumidas pelos jovens, bem como da apropriação do espaço urbano e da atuação da escola pública na potencialização das culturas juvenis. Identificamos uma valorização da escola pela camada da população jovem socioeconomicamente vulnerável e sobre a qual recaem estereótipos de desvalorização da escola e da experiência escolar. Nossos resultados mostram que os jovens identificam nas escolas de periferia contextos institucionais em que ações políticas e de engajamentos juvenis podem ser desenvolvidas, levando o espaço escolar, como contexto de socialização, a ultrapassar seus próprios muros. Concluímos que os estudantes não estão alheios às questões políticas do país e demonstram capacidade de mobilização para a luta em prol de uma educação pública de qualidade. Há reivindicação de um ethos da classe marginalizada, que orienta a ação para a lógica de reconhecimento e de valorização identitária.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88881.187399/2018-01por
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4614315285429350por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil